terça-feira, janeiro 31, 2006




Imprensa tucana entra com tudo na campanha, tiraram a máscara, e enfiaram o pé na jaca de vez.

Site do Estadão dá exemplo da exposição exagerada que
Alckmin ganhou na mídia

Desde que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), decidiu escancarar sua obsessão pelo título de candidato tucano à presidência, a grande mídia tem dedicado generosos espaços para que ele se exponha e se torne conhecido nacionalmente.

Conforme o Vermelho noticiou (clique aqui para ler), o governador Geraldo Alckmin teve um encontro em dezembro de 2005 com donos de grandes jornais do país aos quais apresentou sua "plataforma eleitoral". Alguns meses antes, o jornal Folha de S.Paulo já dizia, em editorial, que a única coisa que faltava para Alckmin ser o candidato perfeito para a direita derrotar Lula era o governador tucano crescer nas pesquisas; para isso seria necessário tornar-se conhecido nacionalmente.
Parece que os editores dos grandes órgãos de imprensa do país, sobretudo os controlados pela elite paulista, entenderam o recado e se lançaram de páginas abertas para ajudar o governador tucano a dar o ar de sua graça pelos quatro cantos do país.
Para ajudar a mídia a ajudá-lo, Alckmin tem desenvolvido nas últimas semanas uma verdadeira caravana de visitas a vários Estados brasileiros e vitaminou sua agenda com inaugurações de toda ordem.
Os frutos desta investida podiam ser observados de forma escancarada na página eletrônica do jornal Estadão de ontem. A área destinada às notícias nacionais trazia nada menos que três fotos do governador, sendo uma delas para ilustrar a manchete principal, conforme pode-se ver pela imagem abaixo.


Google confirma superexposição

O site de buscas Google inaugurou no final do ano passado a versão brasileira de um serviço chamado Google News, que lista todas as matérias publicadas nos principais sites de notícias do país. O Google News permite buscar notícias a partir de palavras chaves e as ordena por ordem de relevância e/ou por data de publicação.
O Vermelho fez um teste no final da noite de ontem que confirmou a participação privilegiada do governador paulista na mídia eletrônica (que na maioria das vezes reflete a mídia impressa). Fizemos buscas usando como palavras-chaves os nomes das principais figuras políticas do país (com exceção do presidente Lula) que já declararam publicamente a intenção de candidatar-se à presidência da República. Os resultados foram:
Alckmin em primeiro lugar com 2.380 notícias no período (se a palavra pesquisada for apenas Alckmin, aumenta para 2.540, isso sem contar as variações de grafia do sobrenome do governador); o prefeito de São Paulo José Serra vem em seguida com 2.150 aparições; bem atrás aparece o peemedebista Anthony Garotinho com 708 notícias; desempenho semelhante ao do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), que aparece 696 vezes. Já a senadora Heloísa Helena (PSOL) tem 424 notícias sobre ela listadas no Google News. Bem distante deste desempenho está o ex-petista Cristovam Buarque (PDT) com 234 citações, seguido de longe pelo colega de partido Jefferson Peres, que aparece apenas 84 vezes e mais 15 se o sobrenome terminar com a letra "z" (Perez). O último é o deputado Roberto Freire (PPS). O nome apareceu 70 vezes na lista do Google News, mas quase metade refere-se a outros robertos com o mesmo sobrenome. Filtrando apenas as notícias relativas ao deputado pernambucano, sobram menos de 40, fazendo do presidente do PPS o lanterninha da turma de "presidenciáveis" citados na mídia on line nos últimos dois meses. O nome do presidente Lula não foi incluído pois ele é, naturalmente, objeto principal do noticiário político brasileiro e, portanto, as referências ao nome do presidente da República serão, em qualquer circunstância, sempre maiores que qualquer outro nome da política nacional.
Ainda que este "teste" feito através do Google News não tenha nenhuma pretensão científica e considerando que Alckmin e Rigotto encontram-se em situação muito parecida (os dois são governadores de Estados importantes, estão no exercício do mandato e ambos disputam a vaga de candidato à presidência internamente em seus respectivos partidos), pode-se considerar que o fato de Alckmin ter quase quatro vezes mais exposição que Rigotto é um sinal inequívoco de que a mídia já fez sua escolha.

Da redação
Cláudio Gonzalez
vermelho

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