quinta-feira, janeiro 26, 2006



Bolívia cria rede de rádio com ajuda de US$ 1,5 milhões da Venezuela

O governo da Venezuela patrocinará a criação de uma rede de rádios comunitárias na Bolívia com uma ajuda de US$ 1,5 milhões. O objetivo é democratizar a comunicação no país. O novo diretor de Comunicação do Palácio do Governo, Alex Contreras, disse que a rede será composta por 109 rádios que serão instaladas em várias províncias do país. Para Contreras, o projeto servirá para evitar que o controle da mídia fique nas mãos de poucos.
Durante a campanha eleitoral, o recém-eleito presidente boliviano Evo Morales afirmou que os meios de comunicação do país formaram um complô com o objetivo de comprometer sua campanha. Inicialmente, o projeto se aplicará somente às rádios, mas Contrera não descarta a possibilidade de que iniciativas semelhantes sejam tomadas para a rede televisiva.
Ontem (25/1), Morales almoçou com os integrantes do regimento da escolta presidencial Colorados da Bolívia. O almoço com os soldados no quartel dos Colorados aconteceu um dia após o presidente surpreender a todos nomeando uma nova junta militar e colocando 28 generais na reserva.
Com agências internacionais
vermelho

Biodiesel americano com tecnologia brasileira

O pesquisador brasileiro Miguel Dabdoub, conhecido no Brasil como "o pai do biodiesel", vai comandar um projeto ambicioso na região Sul dos Estados Unidos que prevê a construção, a partir do segundo semestre deste ano e em sete estados, de dez unidades de produção do combustível alternativo - elaborado a partir da mistura de óleos vegetais com álcool.As fábricas instaladas por Dabdoub terão bandeira da empresa Earth Biofuels, Inc. (EBI), companhia de capital aberto sediada em Dallas, no Texas, e listada na Nasdaq (a bolsa eletrônica que reúne as empresas de tecnologia). A empresa tem entre seus acionistas o ator Morgan Freeman e o cantor de country Willie Nelson, também "garotos-propaganda" do biodiesel nos Estados Unidos.Assim como as duas celebridades norte-americanas, que são também diretores da empresa, o pesquisador brasileiro, de 43 anos, tornou-se "parceiro estratégico" dentro da Earth Biofuels, companhia criada há dos anos pelo grupo petroquímico Apollo Resources International. (Fonte: Gazeta Mercantil)

Primeiro ônibus movido a biodiesel do país é apresentado no Rio

O governo do estado do Rio de Janeiro apresentou ontem o primeiro ônibus comercial do país movido a biodiesel. O combustível para o veículo-piloto, composto por uma mistura de 95% de óleo diesel e 5% de óleo de soja, foi desenvolvido pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).De acordo com o pesquisador da entidade e um dos responsáveis pelo projeto, Luciano Basto, o óleo de soja é tratado com álcool e um líquido específico para acelerar as reações químicas. O combustível, ele diz, apresenta vantagens, como a redução na importação de óleo diesel e da poluição atmosférica."O biodiesel é ambientalmente menos agressivo, porque tem menos enxofre, responsável por causar doenças respiratórias e a chuva ácida", explica. "Ele tem menos aromáticos, que são responsáveis por problemas cancerígenos. E também reduz a emissão de gases capazes de provocar o efeito estufa e o aquecimento global", acrescenta.O ônibus, que circulará normalmente pela cidade do Rio, faz parte do programa RioBiodiesel, da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. A intenção do governo é incentivar os empresários para que, nos Jogos Panamericanos do Rio, em 2007, todos os ônibus urbanos da capital estejam circulando com o biodiesel. (Fonte: Radiobras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.