segunda-feira, janeiro 30, 2006


Os crimes que FHC cometeu contra o BRASIL

O programa das escolas técnicas é o preferido do presidente Lula, que reconheceu: "Eu tenho paixão especial pelas escolas técnicas". Lula lembrou da época em que fez o curso técnico de torneiro mecânico e disse que foi o primeiro a ter "uma casa, um carro, uma televisão em uma família de oito", por ter feito um curso técnico. Lula disse ter se assustado ao descobrir que teria que revogar uma lei que proibia o governo federal de construir novas escolas técnicas. A legislação, de 1998 (FHC), dizia que a União só poderia criar novas escolas se Estados, municípios, ONGs ou o setor produtivo assumissem a manutenção, o que dificilmente acontecia. "É um negócio inimaginável, num País que precisa de educação profissional", afirmou. "É engraçado porque essas coisas foram feitas pelos mentores do Estado moderno". A rede atual tem 109 escolas, entre escolas de ensino básico profissional, escolas técnicas agrícolas e Centros de Ensino Tecnológico. No total, atendem 230 mil alunos. Com a expansão serão abertas mais 67 mil vagas.

From: Caia Fittipaldi
Subject: Re: Os crimes que FHC cometeu contra o BRASIL

De modernidade e FHCs

Esse negócio de "Estado moderno" é o conversê mais velho que há, na América Latina.

Quando a corte portuguesa transferiu-se para o Brasil, fugindo de Napoleão, trouxeram tuuuuuuuuuuuuudo, até os santos, os livros, os professores (só para dar aulas de Latim e língua portuguesa aos portugueses e seus filhos), os urinóis e tuuuuuuuuuuuuudo.

Dentre as coisas que vieram, veio um enorme prensa de tipografia, das mais modernas de então, que vivia na Imprensa Régia, em Lisboa. Era moderníssima! Pois veio, viajou, e ficou encaixotada, aqui, por muuuuuuuuuuuuuuuito tempo. De fato, ficou ESCONDIDA. Por quê?

Porque uma das primeiras leis assinadas sobre o moderníssimo vice-reino que aqui se deveria implantar, PROIBIA EXPRESSAMENTE que se imprimissem coisas (quaisquer coisas: livros, jornais, panfletos e tuuuuuuuuuudo), nas terras do Brasil.

Tudo são modernidades, né? Em todos os casos, é preciso saber QUE modernidades interessam a QUE modernos, em cada caso, e para QUÊ interessam.

FHC proibir que se criem escolas técnicas, sob a alegação 'fiscalmente responsável' e TOTALMENTE socialmente IRRESPONSÁVEL, é IGUALZINHO a D. João VI proibir que se alfabetizassem os brasileiros 'nativos' e que se imprimissem textos escritos, em território brasileiro.

Eu penso em FHC e, imediatamente, me vem à lembrança a figura de Marco Nanini, travestido de D.João VI, fazendo cocô no mato e, isso feito, gritando: "Guardas! Acbêêêi!"
__________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.