domingo, fevereiro 26, 2012

Crise síria: uma visão de Damasco

22/2/2012, Alexey Pilko, Ria Novosti, Moscou
http://en.rian.ru/analysis/20120222/171457345.html

Alexey Pilko
é professor associado na Faculdade de Política Mundial
da Universidade Estatal de Moscou

Não seria exagero dizer que a crise síria tornou-se a questão internacional mais importante de hoje. Mudanças dramáticas atingem vasta região na qual se cruzam os interesses de muitos países, dentre outros a Rússia, os EUA, a China, os países da União Europeia. A temperatura não para de subir no Oriente Médio, já próxima do ponto de ebulição. Foi interessante nesse quadro, em meio ao nevoeiro que a imprensa global só faz adensar, com matérias fortemente opinativas e raramente colhidas de fontes primárias, ouvir diretamente de funcionários do governo, com quem conversei recentemente, a versão de Damasco sobre os eventos na Síria.

A maior parte da imprensa mundial pinta o regime sírio como cada vez mais isolado na comunidade internacional, já praticamente sem nada a esperar além do continuado apoio da Rússia (apoio que, segundo a mesma narrativa, seria motivado exclusivamente por interesses comerciais). Pois o governo sírio entende que a situação não é, nem de longe, tão ameaçadora.

Lembram que o vice-ministro chinês de Relações Exteriores Zhai Jun, em recente visita à Síria, deixou bem claro que Pequim, como Moscou, não planeja abandonar o regime do presidente Bashar al-Assad. Também o Irã, submetido a violentas pressões internacionais, vê a Síria como aliado importante no mundo árabe e, portanto, está ativamente apoiando o regime. O Irã, já por duas vezes, manifestou simbolicamente a extensão de seu apoio, ao enviar navios de guerra para o Mediterrâneo.

Importante, a observar, que o Egito, que não dá sinais oficiais de muita simpatia com o governo sírio (e até chamou de volta seu embaixador em Damasco), não impediu a passagem dos navios de guerra iranianos pelo Canal de Suez, nem na primeira, nem na segunda viagem. Assim sendo, é prematuro afirmar que o Egito, o país árabe de maior população, já tenha abandonado completamente a Síria. Quanto a isso, é importante separar o que diz o governo egípcio nas declarações oficiais, e o que efetivamente está fazendo.

Além do mais, o governo sírio diz, em conversas confidenciais, que a Síria está construindo um relacionamento especial com o Iraque – cujo governo vê com simpatia os esforços sírios para estabilizar a situação doméstica. É bastante provável que, com a retirada dos soldados norte-americanos do Iraque, o Irã, a Síria e o Iraque venham, em algum momento, a constituir no Oriente Médio uma aliança natural, tripartite, suficientemente solta para que não imobilize os aliados. Dado que a maioria dos iraquianos são xiitas, e dada a crescente influência do Irã no Iraque ao longo dos últimos anos, esse cenário nada tem de impossível ou improvável. E Omã também tem garantido algum apoio aos sírios.

Funcionários do governo sírio, entre os quais a vice-presidenta Najah al-Attar e o vice-ministro de Relações Exteriores Faisal Mekdad, com os quais se reuniram recentemente alguns professores russos (entre os quais o autor desse artigo), mencionam Turquia, Qatar e Israel entre os mais ativos instigadores da pressão internacional sobre a Síria, além dos EUA, que se permanece por trás desses.

No momento, um dos principais tópicos de discussão em Damasco é o fator EUA, na crise síria (e, em menor extensão, o fator Israel). Os sírios destacam que o principal alvo dos EUA e Israel não é a Síria, mas o Irã; e que os EUA estão interessados em desestabilizar a Síria exclusivamente para privar Teerã de um “contraponto” no Oriente Médio, no caso de operação militar contra o Irã. Em geral, a elite política síria está convencida de que há uma conspiração internacional contra Damasco.

O papel de Israel nos eventos sírios é questão sensível para os sírios, considerando que Israel continua a ocupar as colinas do Golan. De fato, até os mais altos funcionários do governo sírio dizem ter provas de que a Fraternidade Muçulmana Síria tem conexões diretas com o governo israelense.

Sobre o papel da oposição síria, os funcionários sírios chamam atenção para seu caráter heterogêneo. Não é verdade, nem de longe, que todos os que fazem oposição a Assad estejam armados. Ao contrário disso, parte significativa da oposição a Assad também se opõe a qualquer tipo de intervenção estrangeira, seja militar seja sob a forma de sanções. As reformas planejadas pelo governo sírio visam a conquistar esses opositores políticos, pacíficos e não armados. As reformas incluem um referendo sobre uma nova constituição que acabará com o monopólio do Partido Ba’ath e imporá limites ao mandato do presidente.

Muitos dos que falam em oposição a Assad (sobretudo os que falam de fora da Síria), fortemente apoiados por alguns estados ocidentais liderados pelos EUA, insistem em que teria acabado o prazo para encontrar solução pacífica para a Síria; e que a única alternativa restante seria a força. Ao contrário disso, o governo sírio, apoiado por outros estados que também conhecem bem o contexto político no país, e também por uma parte da oposição política a Assad dentro do país, diz que a janela para o diálogo ainda não está fechada. Como os apoiadores estrangeiros da oposição síria, as autoridades de Damasco querem pôr fim aos sangrentos combates no país. Resta saber como. O governo sírio acredita que, se a nova constituição for apoiada em referendo popular, e se as eleições parlamentares previstas para maio forem bem-sucedidas, estarão assegurados os pré-requisitos para estabilizar o país.

O governo sírio investe grandes esperanças na reforma constitucional. O ministro da Informação Adnan Mahmoud disse que “será um exemplo a seguir, para toda a região”. A julgar por alguns itens da reforma da Constituição, divulgados pela imprensa, não há dúvidas de que pode ter razão, pelo menos enquanto houver na região estados autoritários teocráticos como a Arábia Saudita. Para Riad, reformas como as que estão sendo propostas na Síria são absolutamente impensáveis.

Contudo, não se deve esquecer que há radicais armados na oposição síria – até os EUA já o reconheceram oficialmente – e parecem empenhados em lutar até a morte, tendo como alvos, em sua campanha de terror, os que apóiam o regime de Assad. A vice-presidenta Al-Attar observou que o contrabando de armas vindas da Turquia e do Líbano, e o próprio papel da Turquia na atual crise, surpreenderam os líderes sírios: “Não esperávamos que a Turquia viesse a ter esse papel no desenrolar dos eventos”, disse ela.

Interessante também que as ações dos comandantes da oposição também tenham surpreendido Damasco. Mekdad disse que “inicialmente, nem os mais altos funcionários do governo sírio entenderam completamente a natureza dos eventos”. Os políticos sírios não esperavam que as manifestações durassem tanto tempo e não tomaram todas as medidas necessárias para neutralizar, logo na fase inicial, os potenciais efeitos negativos”.

É claro que a situação na Síria é complexa. Desenvolvimentos futuros dependerão da habilidade do governo para estabelecer um diálogo civil no país; para fazer avançar as reformas; e impedir que a ala armada da população venha a conquistar o apoio da população. Damasco merece ser ajudada nesses esforços. A paz na Síria depende também de o mundo entender que a realidade em campo naquele país não é necessariamente tão simples como faz crer parte significativa do noticiário que a mídia divulga.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++