terça-feira, setembro 05, 2006

A pesca gera cerca de 800 mil empregos


Marina Silva lança relatório sobre recursos marinhos do país
Agência Brasil

Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa hoje (4), no Rio de Janeiro, do lançamento do mais amplo diagnóstico dos recursos marinhos brasileiros. O Relatório Executivo do Revizee (Programa de Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva) identifica os estoques de espécies potenciais para a pesca e indica meios para garantir a sustentabilidade dos recursos.

O estudo mostra os resultados de dez anos de pesquisas oceanográficas feitas numa área aproximada de 3,5 milhões de quilômetros quadrados, que se estende pelos 8,5 mil quilômetros de litoral do país. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, essa é a chamada Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil, onde a pesca gera cerca de 800 mil empregos. Participaram do programa aproximadamente 300 pesquisadores ligados a universidades e entidades de todo o país.

O programa agora será substituído pelo Revimar (Programa de Avaliação do Potencial Sustentável e Monitoramento dos Recursos Vivos Marinhos na Zona Econômica Exclusiva), que terá a coordenação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).