Crédito: Ricardo Stuckert
Em pauta
Gregório Fortunato?! Só Freud explica!
O "ato falho" existe e serve para revelar o que realmente passa pela cabeça das pessoas. E das forças políticas.
Quando FHC clama por um Carlos Lacerda e quando parte da imprensa compara Freud Godoy com Gregório Fortunato, convém aos apoiadores da campanha Lula entrar em estado de alerta.
Para quem não lembra: Gregório Fortunato, "anjo da guarda" de Getúlio Vargas, foi acusado de ter planejado um atentado contra Carlos Lacerda. A Aeronáutica, que teve um de seus oficiais vitimado no atentado, montou uma investigação paralela para descobrir os responsáveis. Desde o início, o objetivo da investigação estava claro: derrubar Getúlio Vargas. Para furar o cerco, Vargas optou pelo suicídio, precedido da redação da famosa Carta-Testamento.
Feito este lembrete, analisemos o comportamento do governo Lula: foi a Polícia Federal, dirigida por Paulo Lacerda, subordinado ao ministro Márcio Thomaz Bastos, ministro do governo Lula, quem prendeu duas pessoas acusadas de negociar a compra de um dossiê contendo informações relativas ao chamado escândalo das ambulâncias.
Portanto, as instituições funcionam e isto ocorre por determinação e com o total apoio do governo. Não há nenhum, absolutamente nenhum, movimento no sentido de encobrir o que quer que seja.
Na Polícia Federal, um dos presos citou Freud Godoy, assessor do presidente da República. Freud Godoy negou qualquer envolvimento no caso. Mesmo assim, pediu demissão do cargo, deu entrevista à imprensa, apresentou-se à Polícia Federal e colocou todos os seus sigilos à disposição. A P olícia Federal prossegue as investigações e a verdade virá à tona.
Mas o que interessa à oposição tucano-pefelista não é a verdade; o que interessa é atingir a pessoa do presidente da República. Por isso parte da imprensa estabeleceu forçadas analogias entre Freud Godoy e Gregório Fortunato. Por isso, também, o PSDB e o PFL foram ao TSE, colocando em questão o registro da candidatura Lula.
Quais os reais motivos da oposição? Eles são muitos e não dizem respeito apenas às eleições. O fato é que, vindo à luz toda a verdade, pode se confirmar o envolvimento dos tucanos, José Serra e Geraldo Alckmin incluídos, com o chamado esquema dos Vedoin.
Um dos que apontou isto foi o jurista e professor de Direito da Universidade de São Paulo, Dalmo Dallari, que em entre vista ao Terra Magazine disse que o pedido do PSDB e do PFL ao TSE é "pura encenação eleitoral. Esse pedido não tem a mínima consistência. Um dado que me chama a atenção é que essas ameaças de ação judicial estão sendo usadas como cortina de fumaça para que não se pergunte sobre o conteúdo do dossiê. Que tipo de acusações ele tem? Seria essencial conhecer isso".
Saúde
Alckmin desvia recursos e terceiriza Saúde
Alckmin diz que, quando governou São Paulo, garantiu o investimento mínimo de 12% do orçamento estadual na área da Saúde.
O que Alckmin não conta é que, para atingir os 12%, o governo estadual apresenta como gastos em Saúde programas e ações de outra natureza.
Em 2001, por exemplo, o governo do estado de São Paulo direcionou R$ 1 bilhão do orçamento da Saúde para programas e ações como o Programa Vivaleite, atendimento de saúde de policiais militares, serviço da dívida interna, sentenças judiciais e previdência do regime estatuário entre outras.
Para o orçamento de 2006, o governo tucano-pefelista de São Paulo continua desrespeitando a lei que prevê a destinação de 12% do orçamento para a Sa úde.
Este tipo de atitude já foi objeto de uma resolução do Conselho Nacional de Saúde, que desaprovou esse tipo de procedimento.
Como não investiu corretamente em Saúde, o governo do estado de São Paulo, tendo a frente Geraldo Alckmin, apelou para a terceirização dos serviços públicos, modelo também adotado pelo governo federal no período FHC.
Seguindo este modelo, o governo tucano-pefelista em São Paulo repassou para as chamadas "Organizações sociais" a administração de dezoito hospitais. Isto feito com dispensa de licitação e sem mecanismos de transparência.
Enquanto isto, os demais 46 hospitais mantidos pelo Estado foram sendo sucateados. Coisa que não aconteceria se os 12% fos sem corretamente investidos.
Lula investe em saúde para a maioria da população
O governo Lula ampliou o número de Equipes de Saúde da Família, criando mais 8,7 mil novas equipes, totalizando 25,5 mil famílias beneficiadas em todo o país - um crescimento de 51,6%.
Com isso, o volume de pessoas atendidas pelo Programa Saúde da Família chegou a 76,8 milhões, em 2005, em cerca de 4.837 municípios. A mortalidade infantil caiu 14,69% nos locais onde o programa foi implantado.
Outro importante avanço ocorrido na Saúde, durante o governo Lula, foi a contratação de 36,6 mil novos agentes comunitários de saúde, representando um aumento de 20,7% em relação ao governo FHC.
Com isso o governo conseguiu atender, com o programa, ainda em 2005, 101,5 milhões de pessoas, ou seja, 55,7% da população brasileira.
O governo Lula expandiu o programa Farmácia Popular do Brasil, que fornece medicamentos por preços até 90% inferior ao cobrado em farmácias convencionais. Foram 147 farmácias inauguradas em 115 municípios, que realizaram 4 milhões de atendimentos e entregando mais de 30 milhões de unidades de medicamentos.
Além das Farmácias Populares, o governo distribuiu, em mais de 1.572 farmácias e drogarias privadas, remédios para hipertensão e diabetes com preços reduzidos.
Foi instituído o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Atualmente, são 674 municípios beneficiados com 974 ambulâncias distribuídas. O Serviço cobre mais de 83 milhões de pessoas, com uma média de 150,4 mil atendimentos por mês. Na área de transplantes, o Brasil pode chegar, até o final deste ano, à marca histórica de 12 mil procedimentos. O número de doadores, em 2005, foi de 1,6 mil.
Circula por aí
Abuso da boa fé
A criação de perfis falsos no Orkut para atacar a campanha do presidente Lula continua sendo prática corriqueira entre os detratores. Antes eles criavam um perfil com a foto do presidente e calúnias na descrição, mas agora uma nova modalidade foi denunciada na comunidade "Nós votamos Lula Presidente": os militantes falsos.
Nesses perfis eles elegem um tema polêmico, criam frases atribuídas ao presidente para "apoiar ou rejeitar" o assunto e passam a freqüentar comunidades religiosas para discutir com seus membros e criar assim rejeição à candidatura Lula entre aqueles que já decidiram por seu voto ou que estão em dúvida. Uma do mais baixo nível.
Nos perfis são adicionados também nomes de candidatos da esquerda a governador, deputado e senador, para tentar afetar sua s candidaturas. Para dar veracidade ao criador são postadas poesias de Drummond e outros textos pessoais, semelhantes aos dos perfis reais.
É preciso ação rápida de todos os militantes para identificar perfis falsos com denúncias ao sistema de fraudes do Orkut. Ao entrar no perfil do usuário, na barra lateral esquerda, vá em "denunciar abuso" e escolha a opção "este perfil é falso". Nos comentários acrescente spammer para ajudar na identificação dos técnicos do Orkut.
Agenda
23/9
Dia Nacional de Mobilização dos Pescadores e Aqüicultores
Leia também
»
Até "Geraldo" acredita na reeleição de Lula
[+] Leia mais
Clique para visitar o site oficial da campanha de Lula, clique no botão ao lado ou digite no navegador: http://www.lula13.org.br/
Antivírus é um boletim publicado sob responsabilidade da coordenação de internet da campanha Lula. Coord. geral: Ricardo Berzoini. Coord. de internet: Valter Pomar.
______________