quinta-feira, janeiro 12, 2006



"A natureza do governo do Lula é diferente da natureza do governo Fernando Henrique. Se vocês não entenderem isso, não estão entendendo nada.”

Nem Brasília nem São Paulo. É no Rio de Janeiro que o ex-ministro José Dirceu inaugura sua nova fase depois de quarenta anos de vida pública. O primeiro projeto já está em andamento: para nos atender, interrompeu a gravação das memórias dos trinta meses que passou no governo, base do livro que escreve com o jornalista Fernando Morais. Líder político desde garoto, militante da luta armada durante a ditadura, fundador e principal dirigente do PT por mais de vinte anos, é como advogado e palestrante que o parlamentar de quatro mandatos (um estadual) pretende ganhar a vida daqui para a frente. Política, só como “militante e filiado do PT”, garante, o que não quer dizer que pendurou as chuteiras: basta ler a entrevista concedida em uma manhã de sol no Leblon para constatar que ele continua fazendo política 24 horas por dia. Aos que duvidam de sua “leitura” de que a direita e a mídia tramaram para derrubar “um governo de centro-esquerda”, ele devolve: “Esperem a direita voltar para o poder e vocês vão lembrar que o governo Lula era de esquerda”.

Entrevistadores: Natalia Viana, Marina Amaral, Marcelo Salles, João de Barros. Fotos: Alexandre Campbell

“O Fernando Henrique fala com o maior descaro, o maior cinismo que o que o Lula fez é continuidade do Programa Comunidade Solidária.”

“Vi uma crítica aí dizendo que o Lula voltou à fase ideológica por falar em oposição de direita no país... A hipocrisia da mídia brasileira é um negócio inacreditável.“

“Surgiram os dedos-duros, igual à época da ditadura, que dedavam as pessoas para serem torturadas e assassinadas, que é o Diogo Mainardi e esse outro cidadão.”

“A natureza do governo do Lula é diferente da natureza do governo Fernando Henrique. Se vocês não entenderem isso, não estão entendendo nada.”

“Visitantes da esquerda européia ficam estarrecidos com o comportamento de certos setores da esquerda brasileira contra o governo.”

“Eles (PSDB e PFL) só têm uma palavra de ordem: ‘fora Lula!’ e estão usando qualquer método para isso, perderam completamente a vergonha”.

Outros trechos

"Tem deputado que pega verba indenizatória e desvia essa verba, então tem de ser punido"

"Não é verdade que o governo Lula deixou a base social de lado"

"A Veja contou o lado dela. Aliás, uma coisa "inédita" né? A falta de ética na imprensa é tão grande..."

"Vou continuar fazendo política..."

Leia a íntegra desta entrevista na edição nº 106 que já está nas bancas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.