segunda-feira, janeiro 02, 2006



Janeiro-2006: O caso da coluna 'jornalística' de FHC

A coluna-mensalão que FHC assina e publica em dezenas de jornais, em todo o Brasil, há, no mínimo, dois anos, sumiu, ontem, da Internet. Melhor: ela estava ontem 'camuflada', na Internet, publicada, sim, mas sem autor [risos]; 'disfarçada' em matéria de redação, pelo menos, em O Globo, RJ. Pura propaganda eleitoral antecipada ilegal... 'disfarçada' de jornalismo! [risos]

Historio e mexplico:Imediatamente depois da vitória do presidente Lula, FHC mandou-se pra Princeton. Esperto, FHC explicou que "estarei em Princeton, onde dou aulas"; isso, suponho, pra evitar qualquer possibilidade de alguém pensar que ele fora estudar em Princeton.

FHC não estuda, de fato, há décadas, porque essa história de muito estudo não é bom marketing pra quem viva do mercado de palestragem&michê: nenhuma dondoca de Hotel Comandatuba SUPORTA 'intelectuais'. Em matéria de 'intelectual", para as dondocas de Hotel Comandatuba, no máximo... uma Danuza Leão, uma Hebe Camargo [risos].

Há quem diga, também, de fato, que, estudar, estudar meeeeeeeeeesmo, FHC nunca estudou: que ele sempre trabalhou, exclusivamente, para a sua 'carreira político-acadêmica-midiática', como qualquer Xuxa, qualquer Mãe Diná. Mas, disso, que não entendo, não falo.

O que eu sei, de ver, aí, na cara, é que, atualmente FHC vive de palestragem&michê (bons michês!), em ilhas Comandatubas, oferecido como uma das atrações 'de consumo', incluído em pacotões de férias vendidos a 'empresários', namoradas, amantes e esposas e outros arreglos, e que tenham tempo a perder com palestragem&michê de FHC. OK.

Em novembro de 2004, por exemplo, e sempre propagandista de si mesmo, FHC 'ensinava', em palestra para empresários, sempre, é claro, muito sociológico-de-palestragem&michê:
"Sou carioca: onda eu sei pegar" (FOLHA DE S.PAULO. 30/11/2004). Ora essa [risos]! Qualquer prego, em Comandatuba, surfa melhor que FHC, né?! Idéia de 'sociólogo' tucano-usepano, de Lavaredas, 'repercutida' em Folhas de São Paulo! Sópodissê! [risos, muitos]
A 'coluna jornalística', digamos, 'propriamente dita'

Imediatamente depois de voltar "de Princeton", FHC começou a publicar uma coluna-mensalão; coluna fixa, assinada, publicada e republicada em vááááários jornalões, em todo o Brasil; e publicada sempre no 1º domingo de cada mês. Eu comecei a acompanhar essa coluna-mensalão (e COMPROVADA! [risos]), mais atentamente, no primeiro domingo de 2004, quando FHC, nessa coluna, deu aulas de altas 'sociologias' sobre "Fisiologismo anda à solta". Rapidamente a coluna e a respectiva 'sociologia' de FHC evoluíram para "o governo é um peru bêbado". Em seguida, quando lhe faltaram idéias, FHC requentou a expressão de Brizola, da campanha de 1989, pela qual se trataria de algum "sapo barbudo". 'Sociologia', né?! De dar gosto! [risos]

E assim foi FHC, mês a mês, sempre assim 'sociológico' e, claro, sempre propagandista de si mesmo (construindo 'públicos' para suas palestragens&michês) e do PFL-PSDB. Como se sabe, o poder político, em mundo neoliberal à moda tucana, sempre foi considerado 'bom marketing', também, no rendoso mercado da palestragem&michê. E vice-versa, mais ou menos [risos].

Em dezembro de 2004, por exemplo, um ano depois de publicada a primeira coluna-mensalão, FHC escrevia ainda, ainda em sua incansável coluna-mensalão:
"Mas estamos de fato inaugurando uma nova etapa do desenvolvimento? Ou, presos às ideologias desenvolvimentistas dos anos setenta e embrulhados na ineficiência gerencial, estaríamos ficando aquém do que a força de nossa economia e a favorável conjuntura internacional permitiriam almejar e conseguir?" (O GLOBO, 5/12/2004. “Crescimento para quê?”)
Na coluna-mensalão, de FHC...

Escolhi o parágrafo acima, de exemplo, pq até o meu gato, que é meio bobão, 'ouviu', nesse parágrafo, ecos MUITO fortes dos discursos de... Golbery! [risos] Afinem o ouvido, e me digam: não é o PROPRIO General Golbery, falando nessa frase?! [risos, muitos, porque sim, é.]

... nos 'seminários' de institutos Sérgio Motta...

O que interessa nessa coluna (e no correspondente seminário de palestragem&michê) é que, mais uma vez, FHC ensinava suas sociologias de propaganda: "é preciso que os tucanos mostrem que o rei está nu" (Seminário "Herança e Futuro da Construção do Desenvolvimento no Brasil, fechado, só para sócios do Instituto Sérgio Motta, 29/11/2004).

... e na propaganda do PFL!

Como era de esperar, toda a propaganda eleitoral do horário oficial do PFL, exatamente um ano depois, em 2005, usou, exatamente, essa lição de sociologia-de-araque.

QUER DIZER: Os Lavaredas marketeiros meteram-se na cabeça que seria muito sociológico eles tentarem ME convencer de que Bornhausen-Cruela seria uma espécie de 'consciência ética', sabe-se lá de que raça de ética. E lá estava Bornhausen-Cruela, a ensinar sociologias de FHC: eles também viram um rei nu... Só erraram de rei [risos].

De volta à coluna-mensalão de FHC
Assim, mês a mês, mediante essa coluna-mensalão, publicada e republicada em dezenas de jornais, em todo o Brasil, FHC pautou, ao longo dos meses e dos anos, toda a mídia-de-jornalão, no Brasil redemocratizado, pelo voto, com a eleição do presidente Lula, mas ainda sem imprensa democrática.

Em novembro passado, no primeiro domigo do mês , por exemplo, lá estava, ativa, na coluna-mensalão, a aula-magna-chata e a deslavada propaganda eleitoral antecipada e ilegal dos tucanos, sempre ecoando esse insuportável tom de "não se apequene, Fernando!", de triste memória e que deu no que deu, como todos sabemos que, sim, deu. A frase abaixo, que poderia ser assinada por qualquer general-brucutu, por qualquer General Meira Mattos (?!), lá estava, na coluna-mensalão de FHC:
"Formas democráticas sem os valores que lhes dão sustentação terminam por produzir uma lassidão moral que desmoraliza as instituições." (6/11/2005. Fernando Henrique Cardoso. “Anestesia moral”. O GLOBO, RJ)
O 'sumiço' da coluna 'jornalística' de FHC
Pois ontem -- primeiro domingo do mês de janeiro, do ano de 2006 e do resto das nossas vidas -- a coluna-mensalão de FHC sumiu da Internet, pelo menos, com certeza, de O Globo, RJ. Sumiu! Caput! Cadê?! Ontem, a coluna não aparecia na página índice, onde sempre esteve.

Eu tive de insistir, na procura, pq estou acompanhando a evolução 'sociológica' do discurso de campanha eleitoral do PSDB-PFL-UDN-Arena, contra o governo Lula do Brasil. Porque procurei muito, acabei por encontrar o texto da coluna-mensalão de FHC, mas apresentada como matéria de redação... e no caderno "País" de O Globo, no índice, sem autor! Quem clicasse nessa chamada para notícia, não para coluna... seria conduzido ao texto da coluna-mensalão. Mas sem título e sem autor.

Ao mesmo tempo, quem clicasse no nome FHC, que aparecia no índice do caderno "País" (bem abaixo, à esquerda da tela, abaixo do nome de Elio Gaspari) seria conduzido... ao texto da tal de sociologia-de-coluna-mensalão... do mês passado! E essa, muito sociologicamente, à moda da propaganda da tucanaria, intitulada "Farinha do mesmo saco!" [risos, muitos].

Hoje, felizmente para o Brasil, a coluna-mensalão de FHC parece ter sido, afinal, apagada do mundo (antes, ao longo dos últimos dois anos, a coluna-mensalão de FHC permanecia acessível, na página de O Globo Online... POR UM MÊS INTEIRO, até que aparecesse a coluna seguinte). Hoje, parece, a coluna-mensalão de FHC, de janeiro/2006, foi varrida do mundo!

Taí: 2006 parece ter começado sob o signo da sorte, para a democracia, no Brasil.

Alguém lá errou um dedo, na hora de paginar... e esse movimento EXPÔS, completamente, o fundo 'estratégico' da campanha eleitoral antecipada ilegal da tucanaria.

O 'plano estratégico' da tucanaria é esse, e bem claro: misturar tudo -- as sociologias de araque (e de propaganda tucano-pefelista) e os jornalismos de araque (e de propaganda tucano-pefelista). Aí... um qualquer-lá erra de dedo, na hora de inserir arquivos aqui ou ali... e tudo aparece.

Assim, sinceramente, já tô achando que 2006 vai ser fácil! [risos]
Daqui em diante, portanto, é continuar a fazer o que combinamos: pé em FHC e na mídia de jornalão, e fé na tábua!

No pasarán! 8-)
[assina] Caia Fittipaldi (dos Lingüistas Brasileiros para a Democracia/ Universidade Nômade / Campanha “Nenhum Brasileiro sem Resposta-na-ponta-da-língua, pra Responder à Folha de S.Paulo / Tricoteiras Unidas / Mães do Planalto / Gaviões da Fiel / Campanha "Animem-se: Lula é muitos!")
________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.