domingo, janeiro 02, 2011

AGORA É DILMA!!!

Blog do Planalto



Posted: 01 Jan 2011 12:40 PM PST


Posse
Após receber a faixa presidencial do presidente Lula na rampa do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a presidente Dilma Rousseff discursou no Parlatório ao lado do seu vice, Michel Temer, enfatizando o seu compromisso em consolidar os avanços conquistados nos últimos oito anos. “Eu estou feliz como raras vezes estive na minha vida”, disse ela, admitindo estar emocionada também pelo encerramento do mandato “do maior líder popular que este País já teve”. Dilma reconheceu que foram as importantes transformações que o País passou nos últimos oito anos que permitiu que a população ousasse em colocar, pela primeira vez na história do Brasil, uma mulher na Presidência da República.
Dilma aproveitou o seu discurso para homenagear também o vice-presidente José Alencar, que não pode comparecer à posse em Brasília por ainda estar se recuperando de problemas de saúde que enfrentou nos últimos dias. “Que exemplo de coragem e amor à vida nos dá esse homem. E que parceria Lula e José Alencar fizeram pelo Brasil e pelo nosso povo”, afirmou.
Ouça aqui a íntegra do discurso da presidente Dilma no Parlatório:
Para ler a transcrição, clique aqui.
Sabendo que substituir um líder como Lula é um desafio e tanto, Dilma disse para a multidão que lotava a Praça dos Três Poderes que honrará esse legado e avançar nas reformas e conquistas necessárias para garantir aos brasileiros melhor educação, saúde e segurança.
Dilma Rousseff afirmou que pretende trabalhar para tornar o País de cada brasileira e brasileiro e disse que cuidará “com carinho” dos mais frágeis e mais necessitados, mas sempre governando para todos.
“Uma importante líder indiana disse um dia que não se pode trocar um aperto de mãos com os punhos fechados. As minhas mãos estarão abertas e estendidas para todos.”
A presidente disse que não pedirá a ninguém que abdique de suas convicções, destacando que pretende buscar apoio e respeitar as críticas.
No momento mais emocionante de seu discurso, Dilma lembrou de antigos companheiros de luta contra a ditadura militar (1964-1985), alguns dos quais morreram na época. Disse que não tem rancor algum, nem ressentimentos, e que sua geração entrou para a política em busca de liberdade, “num tempo de escuridão e medo” e que pagaram o preço pela “ousadia”. Ao se referir “aos companheiros que tombaram nessa caminhada”, embargou a voz, concluindo em seguida: “minha eterna lembrança.”
O momento agora, disse a presidente Dilma Rousseff, é de trabalho e união para dar melhor educação às crianças, saúde de qualidade ao povo, seguranças às comunidades e continuar crescendo e gerando emprego “para as atuais e futuras gerações”:
“O meu sonho é o mesmo de qualquer cidadão e cidadão. O sonho de que uma mãe e um pai possam oferecer aos seus filhos oportunidades melhores do que a que eles tiveram em suas vidas. É isso que constrói um País, uma família, uma Nação.”
This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 01 Jan 2011 11:56 AM PST
Presidente Dilma Rousseff faz seu discurso de posse no Congresso Nacional. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Posse
A alegria e o orgulho de ser mulher foram ressaltados pela presidente da República, Dilma Rousseff, em seu primeiro discurso após diplomação no cargo, realizado neste sábado (1/1) no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Dilma reafirmou que, antes de mais nada, veio para dar continuidade “ao maior processo de afirmação que este País já viveu”.
A nova presidente brasileira afirmou ainda que, com o presidente Lula, viveu a mais vigorosa experiência política de sua vida e o privilégio de servir o País. Acrescentou que consolidará a obra transformadora de Lula, o presidente que mudou a forma de governar e que levou o povo brasileiro a confiar ainda mais em si mesmo e no futuro do Brasil.
“A maior homenagem que posso prestar a ele é ampliar e avançar as conquistas do seu governo. Reconhecer, acreditar e investir na força do povo foi a maior lição que o presidente Lula deixa para todos nós. Sob sua liderança, o povo brasileiro fez a travessia para uma outra margem da nossa história.”


Ouça aqui a íntegra do discurso da presidente Dilma:
Clique aqui para ler a transcrição do discurso.
A presidente homenageou ainda o vice-presidente da República, José Alencar, a quem definiu como um grande brasileiro e incansável lutador, e disse que ela e seu vice, Michel Temer, assumem um Brasil em que milhões de empregos estão sendo criados; que a taxa de crescimento mais que dobrou; que não depende mais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e que reduziu a histórica dívida social, “resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria e ajudando outros milhões a alcançarem a classe média”.
“Mas em um país com a complexidade do nosso, é preciso sempre querer mais, descobrir mais, inovar caminhos e buscar sempre novas soluções (…). Para enfrentar esse grandes desafios é preciso manter os fundamentos que nos garantiram chegar até aqui. Mas, igualmente, agregar novas ferramentas e valores.”
Ao tratar de economia, a presidente defendeu que para dar longevidade ao atual ciclo de crescimento é preciso garantir a estabilidade de preços, facilitar a produção e estimular a capacidade empreendedora do povo brasileiro. É, portanto, inadiável, disse Dilma, a implementação de um conjunto de medidas que modernize o sistema tributário, “orientado pelo princípio da simplificação e da racionalidade”.
No plano social, a inclusão plena depende da universalização e qualificação de serviços essenciais, em particular as áreas de saúde, educação e segurança, afirmou Dilma. Disse, ainda, que a luta mais obstinada de seu governo será erradicar a pobreza extrema e criar oportunidade para todos.
“Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos na mesa, enquanto houver famílias no desalento das ruas, enquanto houver crianças pobres abandonadas à própria sorte. O congraçamento das famílias se dá no alimento, na paz e na alegria. É este o sonho que vou perseguir!”
Para concluir, Dilma reafirmou seu compromisso com a liberdade de imprensa, de opinião; de culto e religião e com as liberdades individuais e dedicou sua conquista aos muitos de sua geração “que tombaram pelo caminho e não podem compartilhar a alegria desse momento”. Lembrou, ainda, que o destino do país é resultado do trabalho e da ação transformadora de todos os brasileiros, e não só do governo.
This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 01 Jan 2011 10:38 AM PST

Clique e copie o embed

Posted: 01 Jan 2011 08:56 AM PST
02/10/2010. São Bernado do Campo - SP. Caminhada. Foto: Roberto Stuckert Filho.
Posse
Saúde, educação, inclusão social, segurança, valorização da mulher, moradia e emprego, mas, principalmente, continuidade às políticas públicas consagradas pelo presidente Lula. Esses são os principais anseios das mulheres, que a partir de hoje e pela primeira vez na história do Brasil serão representadas no mais alto cargo do Poder Executivo.
O Blog do Planalto foi às ruas de Brasília conversar com mulheres que fizeram questão de estar presentes na posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, para serem testemunhas do momento que mudará a história do País. Nunca antes, como diria o já saudoso presidente Lula, as mulheres estiveram tão representadas na política brasileira. Veja abaixo:


Posted: 01 Jan 2011 08:59 AM PST


Posse
Quem preferiu o conforto do lar para acompanhar a transmissão da posse da presidente Dilma Rousseff, na tarde deste sábado (1/1), tem muitas opções nas tv brasileiras e internacionais, além de links ao vivo e online (aqui). O Blog do Planalto acompanhou os preparativos deste pool que envolve, na capital federal, trabalhadores sob a coordenação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e das redes TV Câmara, Senado, Bandeirantes, SBT, Canção Nova, Rede TV!, Record e Globo.
Serão 49 câmeras espalhadas desde a Granja do Torto, residência oficial da presidente Dilma Rousseff, até a recepção no Palácio Itamaraty. No Palácio do Planalto, onde ocorre a transmissão do cargo, o cerimonial dá os últimos toques para receber 2 mil convidados e local dos cumprimentos de chefes dde Estado e de Governo, além de governadores e prefeitos, parlamentares e executivos.
O gerente executivo de operações da EBC, José Arimatéia Araújo, informou que serão utilizadas 49 câmeras ao longo do trajeto. Um helicóptero da Rede Record acompanhará o deslocamento da Granja do Torto até o Congresso Nacional. No Rolls-Royce foi instalada uma câmara bolha da Rede Globo que captará as imagens em close da presidente Dilma. Apenas no pool de emissoras participam 330 profisionais segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty.
Além da transmissão ao vivo, a posse contará com a cobertura jornalística de 730 profissionais que foram credenciados junto ao Ministério das Relações Exteriores. Isso dá a dimensão da movimentação da mídia no Esplanada dos Ministérios, palco da maior festa da democracia brasileira.