segunda-feira, julho 11, 2011

Quem disse que a imprensa pode ser criminosa?

Informação sobre doença do filho de Gordon Brown teria sido obtida com a violação de registros médicos por outro jornal de Murdoch
A imprensa inglesa está anunciando o surgimento de evidências que outros jornais do magnata australiano-americano Rupert Murdoch fizeram espionagem política, com violação de sigilo de dados e escutas telefônicas contra o ex-primeiro-ministro Gordon Brown, do Partido Trabalhista Inglês.
Uma investigação da BBC revela que os jornais Sun e Sunday Times, do mesmo grupo do “falecido” News of the World.
Papéis relativos à tinha compra um apartamento pelo político, seus dados bancários e até mesmo os registros médicos que documentavam uma grave doença sofrida por seu filho mais novo teriam sido violados e alguns destes documentos foram encontrados com os “arapongas” que trabalhavam para Murdoch.
Brown já desconfiava desde janeiro estar sendo vítima de escutas telefônicas desde o final do ano passado e tinha pedido investigações à Scotland Yard.
A multiplicação de casos de escutas e violações por vários jornais de Murdoch deixa evidente que os crimes não se tratavam de “desvios” cometidos por alguns funcionários, mas de uma política empresarial do grupo.
Como se vê, o escândalo está longe de acabar com a “morte” do News of the Word.
Aqui, a Revista Época violou os registros médicos da Presidenta Dilma Rousseff e isso foi trado como “jornalismo”.