segunda-feira, maio 01, 2006

O Brasil não se divide entre pobres&burríssimos e ricos&inteligentíssimos.


Sobre ELIANE CANTANHEDE, 30/4/2006, " 'Igual a mim' ", na Folha de S.Paulo, na edição impressa, p. 2, e na Internet, em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz3004200604.htm
____________________________________________________________________

D. Eliane,

Perdoe se a desiludo, agora, de vez, de tudo, mas o Brasil não se divide entre pobres&burríssimos e ricos&inteligentíssimos.

Se há coisa uniformemente bem distribuída, no Brasil pós-tucanaria, hoje, em 2006, essa coisa é a ignorância. Somos muito ignorantes, no Brasil, embora nem todos ignoremos as mesmas coisas, pelos mesmos motivos ou causas.

É erro total, o seu, portanto, se a senhora ainda pensa que a inteligência seja patrimônio das ditas 'elites' brasileiras.

Dúvidas quanto a isso, se a senhora as tiver, podem ser rapidamente dirimidas, se a senhora assistir, por exemplo, ao programa "Saia Justa", ou se ler a colunagem&michê da D. Danuza, ou se ouvir o Jabor-o-doido, ou se a senhora passar os olhos pela Revista não-Veja, ou se assistir ao programa "Canal ex-Livre", ou se perder horas de sono para assistir ao "ex-Programa do Jô", ou se perder totalmente o seu tempo e ler os editoriais dos ex-jornalões brasileiros. Em todas essas instâncias, só se vêem 'elites' brasileiras e BURRÍSSIMAS.

Se a senhora tiver coragem, mesmo, então leia os colunistas de colunagem&michê das páginas 2 dos nossos jornalões brasileiros. Se a senhora chegar até eles, não duvido de que a senhora rapidamente mudará de opinião: sim, sim, há elites burríssimas, no Brasil, sim senhora! Burríssimas e pretensiosíssimas. E, todas elas estão, todas, burríssimas, dando bandeira de burrice, nos jornalões brasileiros.

"Chocador de gestão"?! E isso lá é 'marketing político' que se apresente?! [risos muitos]

Não surpreende que seja assim: tá na cara que vale praticamente tudo, em matéria de ignorância e safadezas, em mundo no qual FHC-Bornhausen-Lembo-Cassab-Serra seja 'príncipe' de sociologias e o ex-Alckmin seja vendido como 'chocador de gestão' (digamos, for the sake of the argument, que quem dê "choques de gestão" nos ôtro seja um chocador de gestão. Então, tá.).

Tentemos outra vez: em mundo no qual a Lucia Hippólito seja 'cientista política', Clóvis Rossi seja 'jornalista', o general Meira Mattos seja colunista de política, o Tribuno Antero-Arcanjo seja mostrado como parâmetro de integridade, e a "'Consultoria' Tendências" e os Mendoncinhas&Mallans sejam consultados como fonte de informação aproveitável, tá provado que vale praticamente tudo.

Mas nem assim, contudo, é possível aceitar a generalização totalmente pirada, na qual a senhora, hoje, investe (e arrisca) o talento de jornalista que o Franklin Martins garante que a senhora tem: é total erro escrever que o Brasil estaria dividido, hoje, entre ricos&inteligentíssimos e pobres&burríssimos.

O Brasil mais inteligente está com o presidente Lula. Daniela Mercury, Cristiane Torloni, a Piovani e D. Hebe, burríssimas, estão contra. Isso é fato [risos muitos].

Por hora, temos o seguinte: o Brasil mais pobre e mais inteligente está com o presidente Lula, pela suficiente razão de que a inteligência deve ajudar a sobreviver, não a morrer. A senhora, por exemplo, se fosse pobre e inteligente, também estaria com o Presidente Lula. Não por burrice, mas por inteligência. E o mesmo, ao contrário, se pode dizer dos Lupions e dos Caiados: não fossem burríssimos, estariam a favor da reforma agrária, não contra ela, né?!

Não sei, sinceramente, por que a senhora está com a tucanaria-pefelista-uspeana. A senhora não me parece burra. Então... por que a senhora está tão militantemente aliada à 'elite' mais burra que o Brasil jamais conheceu? Seja franca: a senhora acha POSSÍVEL que o senador Heráclito Fortes seja descrito como 'inteligentíssimo'?! E o Efraim, então?!

Melhor, acho eu, a senhora, esquecer, por hora esse negócio de falar muito de inteligência. Ninguém mais acredita nas 'inteligências com safadeza' dos Bob Jeff&Lo Prete, e dos ACM-Kids e dos Gol-de-mão e dos Virgílios e dos Serra ou dos Lavaredas e FHC-Bornhausens, os tais pressupostos 'inteligentíssimos' (mas que são burríssimos), nos quais a senhora aposta todas as suas fichas.

Operação "Reconstituição de Hímen" (ORH), no ex-Serra

A piada, hoje, na nossa roda de ler jornal, era que o Prof. Lavareda está planejando uma operação de reconstituição de hímem no ex-Serra, o deletado do mundo.

O segredo? É que esconderam o ex-Serra para 'refundá-lo' [risos muitos]. Esconderam o ex-Serra, para reapresentá-lo ao mundo, daqui a pouco, revirginado. A essa ORH ridícula, ontem, o Estadão chamava de "a tática genial dos tucanos" [risos muitos, muitos]. Aí estão as tais de 'elites'. OK. Mas... cadê a inteligência dessas elites aí, D. Eliane?! [risos, risos]. E, além disso, é claro: CADÊ O EX-SERRA?! Está doente? Está com Lula?

Em hora e meia de discurso (totalmente maravilhoso) o presidente Lula pôs ordem no PT inteirinho!

E o presidente também estava MARAVILHOSO (inteligentíssimo!), na televisão, há pouco, falando do dia do trabalho. A edição da Globo, no Fantástico, fez o possível para esvaziar o impacto do EXCELENTE discurso do presidente Lula... e deu, a edição da Globo, totalmente, côs burros n'água, porque o golpe deu na vista. Taí: edição burríssima, a da Globo!

Edição burríssima, na Globo-'elites'-Fantástico

Até o meu gato levou um susto quando, imediatamente depois do discurso do presidente Lula (maravilhoso!) entrou aquela matéria horrenda, de prendo-mato-e-arrebento, de um assalto em São Paulo. Mas, mêo! Nem ladrão se via! [risos muitos]. Coisa mais burra, aquela edição! [risos muitos].

"Dia de Festa", de Toni Ventura, nos cinemas paulistas: pura inteligência!

Ah! E se lhe interessar, D. Eliane, ver em ação uma boa e bela ENORME inteligência -- e de brasileiros pobres, não de brasileiros ricos! -- assista ao filme "Dia de Festa", de Toni Ventura, no Cinesesc.

Todos, naquele filme, são BRILHANTEMENTE INTELIGENTES, D. Eliane, apesar de serem tão pobres quanto eu, quer dizer, MUITO. E todos estão com Lula. Acorda, D. Eliane! Tome tento.
Antes fosse, a senhora, igualzinha à D. Elza, do filme.

[assina] Caia Fittipaldi (dos Lingüistas Brasileiros para a Democracia/ Universidade Nômade / Campanha “Nenhum Brasileiro sem Resposta-na-ponta-da-língua, pra Responder à Folha de S.Paulo" / Tricoteiras Unidas / Mães do Planalto / Gaviões da Fiel) [para vários destinatários, campanhistas e outros]
___________________________________________

PLIM-PLIM...

Lembro aos publicitários que cuidam da produção dos pronunciamentos do Presidente Lula, e aos coordenadores da campanha eleitoral, que é INDISPENSÁVEL acrescentar uma vinheta NO FINAL do pronunciamento, que diga qquer coisa, por burocrática que seja, como "ouvimos o presidente Lula, do Brasil, em pronunciamento à nação, em comemoração ao 1º de Maio. Desfaz-se aqui, a rede nacional oficial pública de televisão".

Essa vinheta final tem de ser PRODUZIDA. Claro que se for lindíssima, melhor, é claro.
Mas a vinheta final TAMBÉM SERVE, até, se ela for totalmente burocrática.

O importante, é que essa vinheta esteja DENTRO do tempo reservado para o pronunciamento e não possa ser apagada na edição do programa, nas redes comerciais.

A função dessa vinheta final é IMPEDIR que, na edição, a rede comercial faça o que a Globo fez ontem.

ONTEM, a Globo IMPÔS um corte abrupto, e mostrou, imediatamente depois da fala do presidente, uma matéria super-editada e super-espetacularizada, de um assalto com reféns, em São Paulo, à maneira dos piores programas 'de crime', mostrados nos finais de tarde, todos os dias, nas televisões ditas 'populares', em SP.

A edição que a Globo impôs, ao final da fala do presidente Lula, ontem, teve o claríssimo objetivo de APAGAR a fala do presidente e de impedir que acontecesse o momento de 'respiro', no qual as imagens e as falas 'fixam-se' na memória do público audiente e telespectador de televisão.

A Globo desenvolveu muito o conceito dessas vinhetas de 'respiro' e deu-lhes status de pura arte, inventando aquelas chargezinhas, assinadas, que 'ilustram' o plim-plim e o tornaram totalmente inesquecível, para todos, para sempre.

O que me espanta (e me enfurece) muito é que ATÉ EU saiba que as redes comerciais SEMPRE fazem esse tipo de edição, quando lhes interessa APAGAR rapidamente alguma coisa... e o publicitário encarregado de produzir a fala do presidente Lula NÃO SAIBA que a fala do presidente TEM, NECESSARIAMENTE, de incluir uma linha, de alguns segundos finais, à guisa de "vinheta de respiro". Esses segundos devem ser previstos no tempo e no conceito da fala OFICIAL da presidência da República, sempre.

8-) Caia Fittipaldi

PARA NÃO ESQUECER: "Nós vamos ter um enfrentamento grave. Vocês se preparem." (Presidente Lula da Silva, do Brasil, maio de 2006).