quinta-feira, maio 27, 2010

DILMA: "Quem quer vir a ser um estadista não pode sair dizendo que um país é isso ou aquilo"


Dilma critica Serra e diz que é preciso respeitar a Bolívia
27 de maio de 2010  14h43  atualizado às 15h14


Em visita a Gramado (RS), Dilma Rousseff (PT) afirmou que a critica de José Serra (PSDB) à Bolívia sobre o narcotráfico "não é construtiva"

A pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, criticou nesta quinta-feira (27) a declaração de seu adversário José Serra (PSDB), que classificou ontem o governo boliviano como "cúmplice pelo narcotráfico no Brasil". Em entrevista durante visita à cidade gaúcha de Gramado para participar do XXVI Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, a ex-ministra afirmou que a acusação feita pelo tucano "não é construtiva" e que é preciso "cautela".
"Não concordo com esse tipo de categorização. Não acho que seja uma coisa construtiva porque as relações diplomáticas são sempre complicadas. Mesmo sendo um país pequeno (Bolívia) e digo que, por ser um pais pequeno, devemos ter cuidado. A chegada do Evo (Morales) mostra uma certa maturidade e acho que temos de respeitá-la", disse. "Quem quer vir a ser um estadista não pode sair dizendo que um país é isso ou aquilo", criticou.
O pré-candidato do PSDB disse na tarde desta quarta-feira (26), em entrevista à Rádio Globo, no Rio de Janeiro, que o governo da Bolívia é "cúmplice pelo narcotráfico no Brasil", acrescentando que a gestão de Evo Morales é tratado como um "governo amigo" pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Após citar estimativa segundo a qual 80% da cocaína boliviana viria para o Brasil, Serra disse que o governo federal deve assumir responsabilidade contra a entrada de armas e drogas no País.
Segundo divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta (27), o ministro da Presidência de Evo Morales, Oscar Coca, disse que "se ele (Serra) sabe algo, que diga o que sabe e siga os trâmites legais para fazer a denúncia. Se não fizer, ele que é o cúmplice".
No Brasil, a declaração de Serra repercutiu no Twitter. Entre os usuários, o pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, escreveu, na manhã desta quinta (27), que "durante anos, o Departamento Anti Drogas dos EUA atuou na Bolívia e teve resultados limitados. Parceria da nossa PF e do governo de Morales é mais eficiente".
Entre os "tweets" sobre o tema, havia quem concordasse com o tucano. "Serra se enganou. O governo da Bolívia não é cúmplice dos traficantes, é co-autor. Aquilo ali é um absurdo", disse um usuário.
O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) também comentou, nesta quinta, em seu Twitter: "Alguém que há tempos quer ser presidente precisaria, no mínimo, aprender a respeitar governos e povos dos demais países. Serra ainda não aprendeu".
Verba para saúde
Dilma também afirmou ser a favor da regulamentação da Emenda 29, referente à divisão dos recursos federais para a saúde. Contudo, a pré-candidata destacou que é preciso um remanejamento de gastos. "Não estou propondo nenhum outro imposto para a saúde. Se houver crescimento da economia, há como regulamentar a emenda sem novos impostos".