quarta-feira, maio 26, 2010

Posted: 25 May 2010 03:27 PM PDT
Presidente Lula recebe os cumprimentos da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, ao chegar à Casa Rosada, em Buenos Aires. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Presidente Lula recebe os cumprimentos da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, ao chegar à Casa Rosada, em Buenos Aires. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Lula já está em Buenos Aires (Argentina), onde participa da celebração do bicentenário de Independência da República Argentina, a convite da presidenta Cristina Kirchner. Também estão presentes os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), José Mujica (Uruguai) e Evo Morales (Bolívia), e Manuel Zelaya (presidente deposto de Honduras).
Lula assistirá à inauguração da Galeria de Patriotas Latinoamericanos na Casa Rosada e ao desfile cívico-militar de 25 de maio, do qual participará pelotão de regimento histórico do Exército Brasileiro.
A data marca para os argentinos o início do processo de independência do domínio espanhol, a partir da Revolução de Maio de 1810, que provocou a deposição do vice-rei Baltazar Hidalgo de Cisneros. Foi então desencadeada uma série de revoltas nas diversas províncias argentinas, culminando com a declaração da efetiva independência argentina no dia 9 de julho, na cidade de Tucumán.
Um vídeo produzido pela EBC/NBR conta a história do Bicentenário da Revolução de 1810. Confira a reportagem abaixo:

À noite, as comemorações serão encerradas com um jantar para convidados nacionais e estrangeiros, no Salão Branco da Casa Rosada, sede do governo argentino.