sexta-feira, julho 14, 2006

PSDB E PFL ATACAM A DEMOCRACIA

PT entra com notícia crime contra declarações de Serra

SÃO PAULO – O Diretório Estadual do PT protocolou nesta sexta-feira uma notícia crime contra o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, pelas declarações que ligam o partido à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação, encaminhada ao Ministério Público Eleitoral, acusa Serra “por difamação e difusão de fatos sabidamente inverídicos com propósito eleitoral”, baseado nos artigos 323 e 325 do Código Eleitoral.

Leia abaixo o texto

No pedido de dez páginas, os advogados do PT alegam que Serra, “em ato de nítida conotação eleitoral” atentou “contra a honra e moral do Partido dos Trabalhadores e de todos os seus filiados”. De acordo com o texto, ao atacar o PT, Serra procurou evitar o desgaste político dos atentados. “Atrelando o PT e seus filiados aos atentados do PCC, o desgaste político decorrente da crise da segurança pública seria transferida a outrem, o que favoreceria eleitoralmente o candidato José Serra”, concluiu a ação.
De acordo com a notícia crime, as declarações de Serra poderiam incitar a violência contra militantes do partido. “A conduta do candidato José Serra coloca em risco toda a militância do Partido dos Trabalhadores, visto que desperta sentimentos de repulsa da já castigada população de São Paulo contra o PT, o que pode, sem exagero, incitar agressões contra filiados, animosidades ou outro processo violento”.
O Ministério Público Eleitoral irá decidir agora se entra ou não na Justiça com denúncia contra o ex-prefeito de São Paulo José Serra. ___________________________________________



14/07/2006 - 09:32

Frateschi repudia declarações de Bornhausen

O presidente do PT Estadual, Paulo Frateschi, repudiou em nota, no início da noite desta quinta-feira (13), as declarações infundadas do senador Jorge Bornhausen dadas à jornalista Eliane Cantanhêde e publicadas na Folha de S.Paulo.

Segundo as declarações, o PT poderia estar manuseando, manipulando as ações do PCC (Primeiro Comando da Capital). Frateschi revida: “O senador não só não tem base para sustentar o que disse, como parece não estar preocupado e desconhece o que acontece em São Paulo”.

Confira o texto na íntegra:

NOTA

O jornal Folha de S.Paulo prestou hoje mais um desserviço ao leitor – algo que está se tornando comum. Em matéria assinada pela jornalista Eliane Cantanhêde, o jornal (des)informa ao publicar declarações do presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen, de que o PT poderia estar manuseando, manipulando as ações do PCC (Primeiro Comando da Capital).Sem ter como sustentar a irresponsável afirmação, Bornhausen declarou que não estava acusando, mas que mantinha as suas desconfianças. A jornalista Eliane Cantanhêde não iniciou sua carreira ontem e é experiente demais para ter entrado de gaiato na pegadinha do senador.É óbvio que quando Bornhausen afirma que não estava acusando (apesar de acusar), ele busca uma saída para evitar problemas com sua infundada declaração. O senador não só não tem base para sustentar o que disse, como parece não estar preocupado e desconhece o que acontece em São Paulo.

Apesar do governador de São Paulo ser do mesmo partido que Bornhausen preside, o senador não se deu ao trabalho de trocar nem mesmo um telefonema com o colega, a fim de ficar a par do caos que se tornou a segurança pública no nosso Estado, fruto da incompetência administrativa e da negligência dos tucanos e pefelistas que estão há 12 anos no comando de São Paulo.Outro fato que agrava a situação do Estado é que mesmo não sendo capaz de solucionar a crise da segurança, o secretário da pasta, Saulo de Castro Abreu Filho, se mantém prepotente e se recusa sistematicamente a aceitar ajuda do governo federal – via Força Nacional de Segurança, e prefere negociar com as lideranças do crime no Estado.O Partido dos Trabalhadores lamenta que a Folha de S.Paulo esteja servindo a inconseqüentes para incutir na cabeça dos leitores idéias tão absurdas quanto irresponsáveis e reafirma sua posição perante a sociedade brasileira na intransigente defesa da ordem pública e na severa repressão contra o crime organizado.

Do Portal do PT-SP (www.pt-sp.org.br)