terça-feira, outubro 31, 2006

Em que democracia do mundo se veria isso ?



LULA E OS MENINOS DA GLOBO
Paulo Henrique Amorim

Petista que gosta de musica clássica – Você precisava ver o que eu andei ouvindo lá dentro... o que eles falam dos meninos...
PHA – Que meninos ?
Petista que gosta de musica clássica – Os filhos do Roberto Marinho.
PHA – E o que eles falam ?
Petista que gosta de musica clássica – Que dessa vez vai ser diferente. O Lula está uma fera.
PHA – Que nada. O Lula não bate na Globo.
Petista que gosta de musica clássica – Dessa vez, não sei, não.
PHA – Vamos ver.
Petista que gosta de musica clássica – Eles sempre acharam que podiam fazer o que bem entendessem, que, na hora “agá”, todo mundo tinha que ir lá beijar a mão deles.
E lá fomos nós, ontem, sábado 28, eu e o petista que gosta de musica clássica assistir ao deslumbrante concerto de música policoral com o coro da Osesp sob a regência (divina) de Naomi Munakata.
(Na minha modestíssima opinião, a Sala São Paulo e a Osesp são as melhores obras do Governo Mário Covas. O perigo é Fernando Henrique Cardoso, agora presidente do Conselho da Fundação Osesp, se “apropriar” dela.)
Pano rápido.
Como disse o professor Wanderley Guilherme dos Santos, em nenhuma outra democracia séria do mundo a imprensa tem a importância que tem no Brasil.
A imprensa, aqui, diz o professor Wanderley, tem o poder de gerar crises.
Acrescento eu, ao professor Wanderley: em nenhuma democracia séria do mundo existe uma rede de televisão com o poder da Globo – que levou a eleição para o segundo turno.
Desde que acabaram os anos militares, o único presidente – que eu saiba – que esboçou enfrentar a Globo foi Fernando Collor, que sonhou em transformar a rede regional dos Martinez, no Paraná, numa rede nacional.
Caiu antes.
O sonho dos Sirotsky, da RBS, no Rio Grande do Sul, nascia com um teto baixo: não podiam sair da zona geográfica demarcada pela Globo, para não perder a novela das 8.
Se vencer, o Governo Lula tem a obrigação de enfrentar o problema da mídia – e da Globo.
Não é um problema do Presidente Lula. Não é uma questão pessoal, entre ele e “os meninos”.
É uma questão institucional.
A democracia brasileira será sempre uma democracia mitigada enquanto a mídia tiver esse poder de gerar crises e a Globo, o de intervir no processo eleitoral.
Não se pode esperar muito de uma eventual auto-crítica; ou de uma epifania, em que os donos das empresas jornalísticas e seus funcionários vejam a luz: que imprensa é essa que se faz, no Brasil ?
Fui votar hoje de manhã e antes de entrar na escola em que ficava minha seção, uma banca de jornal atravancava o caminho, com a manchete do jornal O Estado de S. Paulo: “Lula chega ao 2º. turno (grande novidade !!!) com 21 milhões de votos à frente”.
Ao lado, a manchete da Folha de S. Paulo, igualmente gorda e larga: “Pesquisa indica vitória de Lula para presidente hoje” (hoje ???).
Em que democracia do mundo se veria isso ?
A ultima vez em que, nos Estados Unidos, um jornal de grande circulação deu uma manchete dessas foi quando disse que Dewey ia ser eleito. Venceu Truman.
A imprensa brasileira é o que é.
Com essa imprensa, o Governo Lula – se ele for reeleito, como dizem o Estadão e a Folha – terá que encontrar mecanismos novos para fazer a democracia funcionar melhor.
Uma idéia seria desenvolver a comunicação através da internet. (Clique aqui para ler o artigo “Como governar quando TODA a imprensa é contra”).
Outra possibilidade que se abre é com a convergência digital e o re-nascimento da indústria da tevê por assinatura no Brasil, depois da entrada das empresas de telefonia (clique aqui para ler sobre a compra da TVA da Abril pela Telefônica).
Como sabe, até agora, a tevê por assinatura no Brasil não foi para a frente (a Abril nunca entrou nesse jogo), porque não interessava à Globo criar uma alternativa à Rede Globo, a da tevê comercial, aberta.
A Globo entrou na tevê por assinatura para impedir que a tevê por assinatura prosperasse. (Só no Brasil ...)
Está na agenda da Ministra Dilma Rousseff (se de fato as pesquisas se confirmarem) re-institucionalizar a industria da comunicação no Brasil.
A legislação brasileira é um saco de gatos, exatamente porque é o que melhor serviu à Globo até agora.
Vamos ver se, dessa vez, o Presidente Lula tem uma conversinha com “os meninos”.
Se as pesquisas se confirmarem ...

http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/397001-397500/397488/397488_1.html

>>>