quarta-feira, outubro 11, 2006

CAIXA DOIS???



Veja faz propaganda ilegal tucana travestida de publicidade

A coligação A Força do Povo (PT-PCdoB-PRB) pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a retirada dos outdoors com a capa da revista Veja desta semana, que contém propaganda ostensiva a favor do candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin.

A capa, amplificada nos outdoors, traz uma foto de Alckmin com o título “O Desafiante”. A coligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva argumenta que a publicidade da revista promove o candidato tucano e burla a proibição, imposta pela Lei 11.300/06 (minirreforma eleitoral), de uso de outdoors na propaganda eleitoral.

O pedido foi formulado por meio da Representação 1250, ajuizada no TSE no início da noite dessa segunda-feira (9). O relator da ação, que tem pedido de liminar, é o ministro Ari Pargendler.

Na reportagem, da página 47 à 55, “consta um aberto proselitismo político em favor do candidato Geraldo Alckmin, onde não se lê nenhuma frase, expressão ou contexto a ele negativos” (...) e “fortes ataques” à candidatura do presidente Lula, argumentam os advogados da coligação A Força do Povo.

Observam que, apesar de a imprensa escrita não ser proibida de apoiar candidatos, a reportagem pode desequilibrar o pleito, se considerada a tiragem da revista, de 1.215.183 exemplares, e o número divulgado de leitores, de quase oito milhões.

A coligação alerta que a apuração de eventual abuso do poder econômico no desvirtuamento dos meios de comunicação não é o objetivo da representação, mas sim a retirada de todos os outdoors espalhados pelo país com a publicidade da edição desta semana.

Se a capa da publicação tivesse se restringido às bancas, “nada teria de condenável”, afirmam, concluindo que, “ao eleitor que não comprar a revista, o outdoor já cumpre seu disfarçado papel de fazer propaganda positiva do candidato Geraldo Alckmin”.

No site do PT >> http://www.pt.org.br/
com informações do TSE