quarta-feira, dezembro 21, 2011

Iraque:

“Valeu a pena?”17/12/2011, Sami Moubayed, Asia Times Online [excerto]http://atimes.com/atimes/Middle_East/ML17Ak03.html

Do ponto de vista do Iraque, a resposta à pergunta “Valeram a pena [os nove anos de guerra e ocupação pelos EUA]?” é obviamente “não”. Houve mortes demais durante os tempos de Saddam, mas ainda mais mortes nos tempos dos EUA. Os atuais governantes do Iraque são miniditadores, talvez não tão brutais quanto Saddam, pelo menos até agora, mas sem dúvida igualmente arrogantes e autocráticos.
Iraquianos pró-Saddam argumentam que, ainda pior do que nos tempos de Saddam, hoje os assassinatos são cometidos por exércitos de ocupação. Mas assassinato é assassinato e pouca diferença há, de fato, se o assassinato é cometido por ordem de Saddam, Bush, Maliki ou Obama.
Os últimos nove anos marcam capítulo muito interessante da história do Iraque. Viver sob aquela ditadura foi um pesadelo, mas livrar-se dela, mediante invasão e ocupação por exército estrangeiro, do modo como foi feito, foi pesadelo ainda pior.
Os iraquianos pagaram preço alto demais; muitos anos terão de passar, e provavelmente toda uma geração, antes de que as lembranças das atrocidades cometidas no país pelos exércitos dos EUA comecem a ser esquecidas.
Mas os iraquianos, hoje, têm muito do que se orgulharem: derrotaram Saddam e derrotaram também os EUA. Mais dia menos dia, derrotarão também o governo de Maliki. Então, sim, e de pleno direito, os iraquianos poderão declarar ao mundo: “Missão cumprida”.