quinta-feira, dezembro 21, 2006

FACADA NA FOLHA

Uma louca convicta

A “Folha” publicou uma manchete temerária de primeira página: “Revoltada com supersalários, mulher esfaqueia ACM Neto na rua”. É o tipo da manchete que não se deve dar, nem se em cima de notícia verdadeira, por obviamente induzir qualquer maluco a fazer justiça com as próprias mãos.

O texto de primeira página dá como primeiro motivo a revolta da moça com os supersalários; como segundo motivo, o fato do deputado não tê-la auxiliado a liberar seu FGTS.

O “Estadão” foi comedido na manchete, e dá outra explicação no texto: “ACM Neto leva facada nas costas em Salvador”. O texto informa que o motivo teria sido a não ajuda dele para a agressora liberar o FGTS.

No texto interno, com manchete de quatro colunas, a “Folha” insiste na motivação: “Mulher esfaqueia ACM Neto e se diz revoltada com o reajuste”. Na matéria, vê-se uma inversão da motivação. “Presa em flagrante, Rita de Cássia disse que há um ano esteve no escritório de ACM Neto pedindo ajuda para a liberação de parte do seu FGTS que estaria retido em uma empresa prestadora de serviços para a Prefeitura de Ipiaú (353 km de Salvador). "O deputado não fez nada para liberar o meu dinheiro, mas apóia o aumento para os parlamentares, esta vergonha em um país de tantas vergonhas", disse a pensionista, antes de ser levada para o Presídio Feminino de Salvador”. Ou seja, a motivação principal era o FGTS dela que o deputado não teria ajudado a liberar?

Motivação de doida? Segundo a matéria, de meia doida apenas. “O delegado Wilson Gomes, que autuou a acusada por tentativa de homicídio, disse que Rita de Cássia apresentou "desequilíbrio emocional" em seu depoimento. "Mas quando ela falou sobre o aumento dos deputados apresentou muita convicção e segurança.

"Ué, e quando falou sobre o seu FGTS não mostrou nem convicção nem segurança? Conheço muitos loucos absolutamente convictos e seguros de suas afirmações loucas.

enviada por Luis Nassif

http://luisnassif.blig.ig.com.br/

________________________________________________________

em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/inde19122006.htm e
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1912200612.htm

Almiro Lopes/"Correio da Bahia"

A pensionista Rita de Cássia Sampaio de Souza,
que esfaqueou ontem à tarde, em Salvador, o deputado ACM Neto

entrevista
Deputados têm tudo e eu, nada, diz agressora
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR


Presa em flagrante e autuada por tentativa de homicídio por esfaquear o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), a pensionista Rita de Cássia Sampaio de Souza, 45, disse ontem, antes de ser encaminhada ao Presídio Feminino de Salvador, "que os deputados têm tudo" e ela nem consegue sacar seu FGTS.

PERGUNTA - Por que a sra. esfaqueou o deputado ACM Neto? RITA DE CÁSSIA SAMPAIO DE SOUZA - Estou muito revoltada com a classe política. Eles têm tudo, altos salários, mordomias, e eu nem sequer consigo sacar o meu FGTS.

PERGUNTA - Quando começou a revolta da sra.? RITA DE CÁSSIA - Faz tempo que detesto deputados, porque eles não fazem nada. Mas este aumento [salarial de 91% aos parlamentares] aumentou a minha revolta.

PERGUNTA - A sra. já esteve no escritório do deputado? RITA DE CÁSSIA - Duas vezes. Ele prometeu me ajudar e nada fez. Os assessores também prometeram a liberação, mas até agora, nada.

>>>