domingo, agosto 20, 2006

Anti Vírus



Em pauta



Fatos e factóides
O programa eleitoral da campanha Lula desta quinta-feira mostrou depoimentos de vários brasileiros, cuja vida mudou nos últimos quatros anos. “Hoje eles têm mais empregos, mais renda, mais comida na mesa e mais facilidade para comprar ou reformar a sua casa”, disse Lula. E não é por acaso, completa o presidente, “o salário mínimo é um dos mais altos dos últimos 40 anos e a inflação umas das mais baixas da história. Ou seja, o poder de compra aumentou”.
Neste mesmo dia, para tristeza da oposição, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou que as negociações salariais do primeiro semestre foram as melhores já obtidas pelos trabalhadores no período desde pelo menos 1996, ano em que a entidade iniciou a pesquisa sobre reajuste salarial.
Das 271 negociações para recomposição salarial acompanhadas pelo Dieese nos primeiros seis meses deste ano, cerca de 96% fecharam acordos de reajustes iguais ou superiores à inflação medida pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE. Este foi o terceiro ano seguido em que o percentual de reajustes que conseguiram superar ou igualar a inflação ficou acima de 50%.
Segundo o Dieese, vários fatores contribuíram para o bom desempenho das negociações, como a expansão do mercado consumidor interno, estimulada pela maior oferta de crédito e pelos efeito dos programas sociais, bem como pelo impacto dos últimos aumentos reais do salário mínimo oficial.
Enquanto é atropelada pelos fatos, a oposição investe na "polêmica" inventada por certa imprensa, que "denunciou" que Lula "escondeu" o PT no horário eleitoral gratuito.
Lula é filiado e um dos fundadores do PT. O coordenador-geral da campanha Lula é o presidente nacional do PT. Mas Lula não é candidato apenas do PT. A coligação A força do povo é integrada por três partidos: Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil e Partido Republicano Brasileiro.
Na verdade, a oposição deveria se preocupar é com outra ausência: cadê o Geraldo nos programas estaduais de seu partido?


Crédito: Ichiro Guerra

Aqüicultura e Pesca




Nos governos tucanos, um potencial esquecido
O Brasil é um país banhado por 8.500 km de costa marítima, com 4,3 milhões de km² de Zona Econômica Exclusiva, somando 12% do total de reserva de água doce do planeta e cinco milhões de hectares de terras alagadas - reservatórios. Durante os governos anteriores este potencial estava reprimido pela dispersão e descontinuidade de políticas e programas para o setor pesqueiro e aqüícola, sem normas e com legislação indefinida e infra-estrutura sucateada.
Nenhum terminal pesqueiro estava em funcionamento, o pescado tinha reduzida agregação de valor e chegava caro ao consumidor. O pescador não tinha acesso a linhas de crédito. No governo de FHC, a pesca e a aqüicultura eram tratadas em um departamento, sem estrutura e sem pessoal, e a política desenvolvida era voltada exclusivamente para o agronegócio.
Resultado: aumento da degradação ambiental, abandono dos pescadores artesanais e nenhum apoio ao desenvolvimento da aqüicultura.
Com Lula, os pescadores ganharam um endereço
Com a criação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, o país passou a investir na sua riqueza potencial, fortalecendo cadeias produtivas, organizando a captura, o manejo, a produção e a comercialização, associando a tudo isso a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental.
O recadastramento de todos os pescadores está possibilitando o acesso a direitos como aposentadoria, auxílio defeso e ainda combate à fraude, eliminando do registro o falso pescador. Foi criado o Projeto Pescando Letras, que já alfabetizou 100 mil pescadores.
Foi criado o Programa de Modernização da Frota Pesqueira Oceânica (Profrota Pesqueira), garantindo a substituição das embarcações arrendadas por embarcações totalmente nacionais e adaptadas à nossa realidade.
Combinando o incentivo à pesca industrial com o apoio à pesca artesanal, foram abertos importantes canais de crédito para o pescador e o pequeno e médio aqüicultor. É o caso do Pronaf, dos Fundos Constitucionais (FNO, FNE, FCO) e de novas carteiras de créditos.
No açude do Castanhão, no estado do Ceará, foi demarcado o primeiro Parque Aqüícola do País. Estão sendo realizados estudos em diversos reservatórios: Itaipu, no Paraná, Tucuruí, no Pará, Furnas e Três Marias, em Minas Gerais e Ilha Solteira, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso. Em Serra da Mesa foi feita a primeira cessão de uso de águas da União para uma unidade demonstrativa.
Na zona costeira, dezenas de municípios dos Estados de SC, SP, AL, PR e PE estão sendo estudados para a implantação de parques de maricultura. O Programa Feira do Peixe está disponibilizando kits às colônias de pescadores, para venda direta ao consumidor com barracas de lona e utensílios para o manuseio e venda do pescado vivo ou fresco. Além disso, vários terminais pesqueiros estão sendo reformados.



Circula por aí




Mente quem escreveu
Tem sido veiculada pela internet uma mensagem solicitando às pessoas entrarem no site de pesquisa Google, digitar no campo de pesquisa “O maior mentiroso do Brasil” e clicar na caixa “Estou com sorte”. Ao fazer isso, o site abre a página de Lula na enciclopédia virtual Wikipédia.
A internet é um meio de comunicação livre e democrático. No entanto, o mal uso da liberdade da informação, neste caso, gerou um conteúdo inverídico. A Wikipédia é uma enciclopédia livre alimentada pelas informações dos próprios visitantes. Os artigos presentes no site podem ser transcritos, modificados e ampliados. Por isso, neste período eleitoral, muitas pessoas têm utilizado a página para difamar o presidente Lula.
Depois de denúncias feitas pelos nossos militantes e por reportagens veiculadas pela mídia, a direção do site publicou uma mensagem alertando os internautas de que “o artigo possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade” e o “artigo descreve pessoas ou fatos relacionados às eleições brasileiras de 2006”. A nota afirma também que os “a edição é liberada, mas tais modificações serão constantemente submetidas à análise (...) para evitar que o artigo se torne parcial, panfletário ou sujeito a possíveis vandalismos”.



Agenda

18/08
Plenária Nacional de Sindicalistas em São Paulo
29/08
Dia Nacional de Mobilização da Juventude



Leia também

» Lula faz comícios em São Paulo, Diadema e Osasco [+] Leia mais
» Educadores fizeram propostas para a política educacional do governo [+] Leia mais
» Região Carbonífera do RS sela apoio pluripartidário a Lula [+] Leia mais



Clique para visitar o site oficial da campanha de Lula, clique no botão ao lado ou digite no navegador: http://www.lula13.org.br/
Antivírus é um boletim publicado sob responsabilidade da coordenação de internet da campanha Lula. Coord. geral: Ricardo Berzoini. Coord. de internet: Valter Pomar.