quinta-feira, novembro 12, 2009

da maneira mais infantil e infantilizadora, anti-didática e desinformativa possível...



Dois aviões se chocaram no ar e morreram duzentas pessoas? Culpa do Lula e do PT, que são incompetentes...

Os pilotos do A-320 da TAM erraram os procedimentos de pouso, em Congonhas, acelerando o avião quando deveriam freiá-lo, matando duzentas pessoas? Culpa do Lula e do PT, que são incompetentes...

Por qualquer que tenha sido a causa, houve um blecaute que deixou sem energia elétrica dezoito estados brasileiros, por cerca de 4 horas, incomodando muita gente? Culpa do Lula e do PT, que são incompetentes...

***

O(a) brasileiro(a) não sabe lidar com a frustração com acidentes causados pelo erro humano, por falha técnica ou por condições climáticas.

Por complexo de inferioridade, fruto de centenas de anos de colonização, ou por não ter amadurecido enquanto nação, ou pela culpa cristã. Ou ainda por outro motivo qualquer...

A sanha anti-Lula e anti-PT das Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) levam-nas a trabalhar essa dificuldade, essa Tolerância Zero com o erro humano ou com a falha técnica, da maneira mais infantil e infantilizadora, anti-didática e desinformativa possível.

O(a) brasileiro(a) pensa que erros e respectivos acidentes não podem ocorrer e esperam que, se ocorrerem, as consequências sejam irrelevantes.

Para que o(a) brasileiro(a) acelerasse o seu processo de amadurecimento e se tornasse adulto, uma imprensa sem sanha anti-Lula e anti-PT teriam que ser capazes de investir em explicar:

a) a impossibilidade da não ocorrência de erros ou acidentes. Em outras palavras, seres humanos e sistemas construídos por seres humanos são sujeitos a erros, falhas e, consequentemente, acidentes;

b) o elevado custo para reduzir a quase zero a probabilidade de ocorrência de acidentes em grandes sistemas, provenientes de falhas humanas localizadas, de falhas do próprio sistema ou daqueles decorrentes de fatores externos incontroláveis como os climáticos;

c) o elevado custo para reduzir as consequências desses acidentes;

d) a necessidade de viver com a idéia de que acidentes acontecem, com baixa, média e alta probabilidades de graves consequências e de que nem sempre é viável investir em reduzir drasticamente a probabilidade de ocorrência ou mesmo das consequências desses eventos.


Mas, é óbvio, que a imprensa somente agirá assim quando tiver um governo do seu gosto, que atenda os seus interesses comerciais e, portanto, políticos.

Enquanto Lula ou o PT estiverem numa parte da direção política deste país, o papel das Organizações Serra será o pior e mais repelente possível.

Agora, cá entre nós, já que as Organizações Serra não fazem e não farão isso, bem que o Governo Lula poderia fazê-lo, certo?

***

Sanha (Houaiss)

Acepções
substantivo feminino
1 rancor, fúria, ira, desejo de vingança
2 vontade incontrolável

...

Postado por Augusto da Fonseca no FBI - Festival de Besteiras na Imprensa

///