terça-feira, setembro 09, 2008

"Nunca houve neoliberalismo"


"O neoliberalismo é uma política para os países em desenvolvimento, e nunca para os desenvolvidos, principalmente os Estados Unidos", declarou Dilma, em resposta a um jornalista que lhe perguntou se esse programa de ajuda significava que o neoliberalismo havia acabado.

"Essa história de neoliberalismo valia para nós, somente para nós. Vocês (jornalistas) estão descobrindo um pouco tarde", disse a ministra, ao sair da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília, após participar da abertura de um seminário promovido pelo governo sobre desenvolvimento econômico para comemorar os 200 anos do Ministério da Fazenda.

"Nunca foi diferente disso", afirmou a ministra lembrando o episódio de ajuda do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) ao fundo Long Term Capital Management, que quebrou em setembro de 1998, causando prejuízo de US$ 3,5 bilhões aos cotistas. O Fed recolheu entre os 15 maiores bancos de investimentos do mundo os US$ 3,5 bilhões e cobriu o rombo.

"Nunca houve neoliberalismo", insistiu a ministra da Casa Civil. "Quando é que houve? Houve só para nós. No mundo capitalista desenvolvido, jamais houve. A questão do neoliberalismo é a forma de visão do Estado. Em momento algum, os Estados nacionais mais desenvolvidos foram enfraquecidos", disse.
__________________________________________________


;;;