terça-feira, outubro 30, 2007

A LEI DO PIG: SÃO PAULO DOMINADA




Kassab e a lei Folha e Estadão
- por Renato Rovai, editor da revista Fórum (http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/blog/)

O candidato da conservadora mídia paulista já tem nome e sobrenome, Gilberto Kassab. Quando o atual prefeito proibiu outodoors, placas de fachada e distribuição de panfletos jogou no colo dos meios comerciais alguns milhões de reais, principalmente do mercado imobiliário.
Façam um teste dando uma olhada na Folha e no Estadão de hoje ou de qualquer outro dia da semana. Mas agora ele deu a cartada final.
Ao assinar lei que proíbe jornais com menos do que 80% de editorial, ou seja, com no máximo 20% de publicidade, sejam distribuídos nos faróis da cidade tornou-se o queridinho dos donos da comunicação impressa.
Na prática ele decretou o fim das publicações gratuitas que começavam a roubar leitores dos jornais pagos.
Um jornal tablóide de 12 páginas não poderá ter duas de anúncios ou terá rompido essa barreira. Isso é impraticável.
Se a regra valesse para os veículos distribuídos em bancas, Fórum provavelmente reinaria sozinha.
Talvez tivesse a companhia de Caros Amigos.
E até da finada Primeira Leitura, que só por ser política, mesmo sendo tucana e direitosa, também vivia à mingua sem publicidades.
Mas com essa jogada, Kassab ganha a Folha e o Estadão (que aliás não publicam nada crítico ao ex-prefeito há um bom tempo) e a ainda leva de troco o grupo Globo, do qual faz parte O Diário de São Paulo, que mais estava perdendo leitores por conta dos fenômenos Destak e Metro.
Agora, Geraldo Alckmin vai ver como é dura a vida para um candidato sem microfones e holofotes. Eu acho que ele não agüenta o tranco e desiste da empreitada.

///

SERRA E KASSAB CENSURAM A IMPRENSA

por Paulo Henrique Amorim (http://conversa-afiada.ig.com.br/)


Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil..


O prefeito de São Paulo (também conhecido como presidente eleito) José Serra, através de seu subordinado Gilberto Kassab, prefeito da cidade de São Paulo, resolveu re-escrever a lei de imprensa.

. Tudo para proteger a Folha e o Estadão, já que o presidente eleito não perde tempo em curvar-se diante do PIG, o Partido da Imprensa Golpista.

. Serra/Kassab baixaram uma lei que diz:

. Os jornais gratuitos só podem existir se:

- tiverem 80% de material jornalístico (e, portanto, apenas 20% de publicidade);- não podem ser distribuídos nos semáforos (?) – que é como os paulistanos se referem aos sinais luminosos de trânsito;

- sua circulação depende – mesmo se respeitada a relação 80%-20% - do desígnio pessoal e arbitrário de Serra/Kassab.

. Para começo de conversa, vamos ao ponto: grana.

. Os três jornais diários gratuitos distribuídos em São Paulo – Destak, Metronews e Metro têm uma circulação de 400 mil exemplares/dia.

. Isso é maior do que a circulação diária da Folha e do Estadão, por dia, na cidade de São Paulo.. Como em Paris, Londres, Madrid, Nova York, os jornais gratuitos se tornaram um concorrente importante dos jornalões impressos diários.

Agora, uma pergunta inútil: por que Serra/Kassab não incluem na PPP (a “lei” Serra/Kassab sobre jornais gratuitos é o 26º. Artigo, parágrafo 2, de uma “lei” sobre as PPPs) um dispositivo que exija da Folha e do Estadão essa mesma relação: 80% matéria jornalística, 20% publicidade ?

. Será que eles quebrariam ?

. O presidente eleito Serra/Kassab já parou para contar como ficaria essa relação hoje em dia, com o boom imobiliário do Governo Lula, que engordou (de publicidade) a Folha e o Estadão ?

. E quem disse que Serra/Kassab substituem a Lei de Imprensa ?

. E por que 80% ? Por que não 83,77% ? Ou 75,999999999999 % ?

. Que ciência fixou esse critério ?

. E quem disse que publicidade não é informação ?

. E se o presidente eleito quiser vender o “Aero Serra” ? - vai anunciar onde ?

. Por que não num jornal gratuito ?

. Quando é que a Folha e o Estadão vão escrever um editorial em defesa da liberdade de imprensa dos jornais gratuitos ?
. Serra, o último autoritário (clique aqui para ler), já foi editorialista da Folha: poderia fazer esse como free-lancer ...

O Conversa Afiada encaminhou esse artigo ao governador José Serra e ao prefeito Gilberto Kassab para saber se eles têm algum comentário a fazer a respeito desse assunto. Aguardamos resposta.


///