segunda-feira, outubro 29, 2007

Pergunta que o Jornal Nacional não vai fazer: onde foi parar o dinheiro de São Paulo???




Os baixos preços de pedágios obtidos na concessão feita pelo governo Lula no último dia 9 de outrubro de sete trechos de rodovias federais realçou o absurdo dos valores dos pedágios paulistas.
"O Estado de São Paulo ao onerar as tarifas de pedágio está aumentado o custo Brasil e custo de vida para todos os brasileiros a maioria das cargas passa pelo Brasil", apontou o líder do PT Simão Pedro, que protocolou no dia 11/10, no Tribunal de Contas do Estado, pedido de uma auditoria especial e a repactuação dos contratos firmados e a anulação de aditamentos ocorridos no final do ano passado.
No período 1995-2006 os pedágios das rodovias federais tiveram aumento de 45% em média acima da inflação, segundo o Ipea tomando como comparativo o IPC-Fipe. No período de julho de 1994 a julho de 2006 em São Paulo os pedágios tiveram reajuste de 204% acima da inflação. A diferença resulta do indexador utilizado para reajuste das tarifas, enquanto em São Paulo, a tarifa indexada ao IGP-M, que sofre grande impacto da variação do dólar, nos primeiros pedágios federais, como na Dutra, o reajuste é feito em função de uma cesta de bens rodoviários. O modelo de São Paulo é o de outorga onerosa, em que a concessionária paga para gerir a rodovia. No modelo federal atual não há cobrança pela concessão, a concorrência é realizada em função de quem apresentar a menor tarifa.
Os recursos arrecadados pelo Estado não foram aplicados nas vicinais, como consta no jornal O Estado de São Paulo, publicado no dia 11/10. As vicinais de São Paulo tiveram investimento pífio nos últimos anos.
Para fazer o trecho São Paulo - Guarujá em rodovia estadual será pago 842,55% a mais pelo usuário por quilômetro do que quando se começar a cobrar o pedágio entre São Paulo e Belo Horizonte, em rodovia federal.


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