quarta-feira, julho 18, 2007

O APAGÃO DA IMPRENSA BRASILEIRA







A IMPRENSA PRIVADA POLITIZOU COMPLETAMENTE A COBERTURA SOBRE TUDO O QUE ACONTECE NA AVIAÇÃO BRASILEIRA.

É UMA IMPRENSA MEDIOCRE E QUE TEM LADO.


COMO A IMPRENSA NÃO FAZ O SEU TRABALHO, NÓS TEMOS QUE FAZER.


ONTEM UMA TESTEMUNHA OCULAR DO ACIDENTE FALOU QUE A ASA DO AVIÃO EXPLODIU. EXPLODIU QUANDO, NA PISTA? NO CHOQUE COM O PRÉDIO? POR QUE O REPÓRTER NÃO APROFUNDOU A ENTREVISTA?

É MUITO RUIM PARA UM SETOR COMO O DA AVIAÇÃO COMERCIAL FICAR SUBMETIDO A ESSE STRESS DE "CAOS AÉREO".

CUIDADO SENHORES "JORNALISTAS", VOCÊS TAMBÉM ANDAM DE AVIÃO.

VEJA AÍ A QUANTIDADE DE ACIDENTES COM AVIÕES DA TAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS.
ISSO É NORMAL?


POR QUE NINGUÉM INVESTIGA A TAM???

DE JANEIRO DE 2006 ATÉ ONTEM ACONTECERAM 19 ACIDENTES COM AVIÕES DA TAM. VEJA A RELAÇÃO COMPLETA NO EXELENTE TRABALHO DO SITE:


http://www.desastresaereos.net/acidentes_tam_indice.htm


>>>


21/03/2007 - 20h59 - Atualizado em 21/03/2007 - 21h12
Avião faz pouso forçado em Campo Grande
Aeronave da TAM, com 80 passageiros a bordo, teve problema hidráulico. Houve tumulto dentro do Fokker 100, mas ninguém ficou ferido.
Um Fokker 100 da TAM fez um pouso forçado no Aeroporto Internacional de Campo Grande, na noite desta quarta-feira (21). O vôo JJ3805 saiu de Campo Grande às 19:30 (horário de Brasília) com destino a São Paulo. Dez minutos depois de decolar, sem ganhar altitude ou velocidade, foi obrigado a fazer o pouso de emergência.

O avião desceu na pista do aeroporto em alta velocidade, o que causou o estouro de três pneus. Segundo os passageiros, houve momentos de pânico, já que a aeronave foi tomada por fumaça, mas ninguém ficou ferido. Os 80 passageiros saíram do Fokker pela porta de emergência. Quando corria para o saguão, um homem caiu em uma vala, mas não ficou machucado.

Segundo a TAM, a aeronave teve um problema hidráulico. Os passageiros foram levados para hotéis e, de acordo com a empresa, embarcarão novamente assim que um avião chegar de São Paulo para fazer o vôo. A previsão é que a aeronave reserva chegue a Campo Grande às 23h.
__________________
26/02/2007 - 09h05
Queda de máscaras assusta passageiros de vôo da TAM
Uma possível falha no sistema de pressurização de um Fokker-100 da TAM que fazia o vôo JJ-3445 assustou os passageiros, no domingo (25). Durante a viagem, as máscaras caíram.A empresa aérea afirma que não houve despressurização da cabine e que o avião foi encaminhado para vistoria, para detectar a causa do defeito.Apesar do susto, a aeronave, que saiu do aeroporto de Viracopos, em Campinas (95 km de São Paulo), pousou normalmente em Porto Alegre (RS) na noite de domingo.
_______________________
Pane impede decolagem de avião de MS para SP
14/02 - 09:40 - Agência Estado
Cerca de 100 passageiros de um vôo da TAM que decolaria às 5h15 para o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, precisaram refazer o check-in no Aeroporto Internacional de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Eles embarcaram na aeronave por volta de 4h30 e permaneceram uma hora e meia aguardando a decolagem.
Depois da longa espera, os passageiros foram informados de que o vôo não seria realizado em função de uma pane nos computadores da aeronave. Houve revolta dos passageiros, que ainda não sabem a que horas poderão finalmente embarcar para São Paulo. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) negou que houvesse atraso de partidas no Aeroporto de Campo Grande. As informações são da TV Morena.
_____________________________
28/01/2007 - 18h59
Após colisão com pássaros, vôos da TAM fazem pouso forçado
da Folha OnlineA colisão com pássaros atrapalhou dois vôos da TAM neste domingo. Nas duas situações --em Porto Alegre e Londrina (PR)-- as aeronaves foram obrigadas a realizar pousos de emergência, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).De acordo com o boletim da Anac, por volta das 13h54 a aeronave A320 da TAM colidiu com uma ave no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O vôo partiu de Brasília com destino à Argentina. O avião foi substituído e decolou às 15h25 com 141 passageiros --90 embarcaram em Porto Alegre. Técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção da Aeronáutica) investigarão o incidente.Em Londrina, outra aeronave A320 colidiu com vários pássaros logo após a decolagem, às 11h57 de hoje. O vôo tinha como destino Campo Grande (MS). Após a colisão, o avião retornou ao aeroporto e pousou às 12h05 com segurança, segundo a Anac.Os 56 passageiros foram transferidos para o vôo 3762, que decolou às 14h20. O incidente também será investigado pelo Cenipa.A assessoria de imprensa da TAM confirmou os pousos.
______________________
09/01/2007 - 21h04m
AVIÃO DA TAM ATOLA NO AEROPORTO DE RIBEIRÃO PRETO
Aeronave com 114 passageiros afundou 60 cm na terra. Acidente ocorreu enquanto piloto taxiava na pista para decolar.
Um avião da TAM que deveria fazer o vôo JJ 3275, entre Ribeirão Preto, localizado a 314 km de São Paulo, e Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, marcado para as 18h43 desta terça-feira (9), ficou atolado. O Air Bus A319 estava taxiando na pista do Aeroporto de Ribeirão Preto quando a roda dianteira se apoiou em um trecho de terra e afundou aproximadamente 60 centímetros. A assessoria de imprensa da empresa não soube informar por que o piloto deixou o asfalto da pista e tocou a "roda de nariz" na parte de terra ao lado da pista. Segundo a empresa, o avião estava em baixa velocidade e os 114 passageiros nada sofreram.A TAM chegou a colocar os passageitos em ônibus para levá-los para o Aeroporto de São Carlos, de onde seguiriam ainda na noite de terça-feira para São Paulo. A empresa decidiu acomodar os passageiros em hotéis de Ribeirão Preto. Um novo vôo foi marcado para as 7h10 desta quarta-feira (10) com destino a Congonhas. Uma equipe técnica da TAM foi enviada para fazer a retirada do avião. Ainda não há previsão de quando o avião será retirado do local para liberar a pista.
________________________
20/12/2006 - 09h09
Em pane, avião da TAM teve que ser guiado "às cegas"
LEILA SUWWANda Folha de S.Paulo, em Brasília"Boa noite, bom pouso." Assim terminou o tenso diálogo entre controladores de tráfego aéreo e os pilotos do vôo 3073 da TAM, que perdeu seu sistema de navegação no ar e precisou ser guiado "às cegas" para conseguir pousar no aeroporto mais próximo, em Curitiba, na noite da última sexta-feira.A 28 mil pés (8.534 metros) de altura e sob turbulência, o Fokker 100 da TAM perdeu seu sistema de navegação quando sobrevoava a região de Bauru, no trajeto Brasília-Florianópolis. Os pilotos pediram então a ajuda do Cindacta-2, às 22h19, para guiar a aeronave até o pouso, às 23h13.A assessoria de imprensa da TAM confirmou o incidente, mas não informou quais equipamentos falharam ou o motivo da pane. Disse que o Fokker fez um pouso seguro e teve dois componentes eletrônicos trocados em Curitiba antes de ser liberado para vôo.Apesar de informar que o avião contava com as devidas redundâncias --duplicação de todos os equipamentos--, não houve esclarecimentos, por parte da assessoria, sobre a situação de fato na cabine.DiálogosTrechos da conversa entre os pilotos e dois controladores de Curitiba mostram a dificuldade dos pilotos para manter o avião na proa de Curitiba, isto é, alinhar o avião corretamente no rumo desejado.Os pilotos avisam que o sistema de navegação está "degradado", sem fazer menção ao sistema reserva. São orientados a fazer "vetores sem giro", isto é, virar o avião sem o sistema de giro direcional da aeronave.Eles recebem instrução de início e fim de curvas meia padrão, um giro padronizado que completa 360º em dois minutos, realizado sem consultar a bússola magnética, apenas guiado pelo horizonte, segundo especialistas.O incidente é considerado grave na aviação --ficar sem o sistema de navegação implica "dirigir às cegas" porque o piloto não tem mais o senso preciso da rota que segue.Em seu site, a TAM explica que "o Fokker 100 pode navegar com precisão sem o piloto". "Esse avião possui três sistemas de navegação inercial, a laser, que computam qualquer deslocamento e aceleração em todas as direções, com muita sensibilidade", diz a empresa.Ou seja, o avião faz sozinho os ajustes necessários, por exemplo, por causa do efeito do vento. Na última sexta-feira, o Fokker 100 precisou de seu piloto e dois controladores para fazer esse trabalho.Por meio dos dados do radar secundário, o controle aéreo ficou por mais de meia hora orientando os giros à direita e à esquerda dos pilotos, que trabalhavam apenas com rádio, bússola magnética e manche para corrigir a proa. De acordo com informações da TAM, o incidente não representou riscos para os passageiros do vôo.
________________________
Avião da TAM teria feito pouso de 'barriga' em Salvador
Redação do Jornal da Mídia
Quarta-feira, 15/11/2006 - 09:53

Salvador - Um avião da TAM teria feito um "pouso de barriga" ontem à noite no Aeroporto Internacional de Salvador. O aparelho, um Airbus-320, que fazia o vôo 3567 de Aracaju para Brasília, apresentou defeito no trem de pouso, segundo informou hoje o Jornal da Manhã, da TV Bahia.Citando informações obtidas na Infraero, em Brasília, o telejornal revelou que a aeronave fez "um pouso de barriga", sem auxílio das rodas. Em Salvador, a TAM e a superintendência da Infraero negaram as informações, revelando que não houve o "alerta de emergência" no aeroporto, que seria necessário em caso de um pouso forçado. A TAM admitiu, no entanto, através de funcionários no aeroporto de Salvador, que, já em terra, o trem de pouso do Airbus-320 parou de funcionar. A aeronave ficou estacionada no pátio para manutenção e o vôo foi cancelado - alguns passageiros foram transferidos para outras companhias ou ficaram hospedados em hotéis de Salvador.A TAM foi a primeira companhia aéra do Brasil a incorporar o Airbus-320 à frota, a partir de 1998, seguindo um projeto de modernização que estabeleceu a substituição gradual dos seus aviões holandeses Fokker F-100, cujo fabricante já não existe mais. A TAM opera os modelos A-319, A-320 e o bimotor intercontinental A-330, utilizado nos vôos da companhia para Miami e Paris.

________________________

Avião, vindo de Fortaleza para Teresina, abre porta em pleno vôo
Passageiros vão processar TAM
24/01/2006 - 01:56:31
"Se o avião tivesse caído, aí sim estariam noticiando a morte de centenas de pessoas". A reclamação é do passageiro Antonio Mesquita Neto, que estava no vôo JJ 3517, da TAM, realizado ontem, das 13h25 às 14h25, vindo de Fortaleza (CE) para Teresina.
Ele veio ao 180graus.com para levantar a denúncia e dizer que está entrando na Justiça contra a TAM pelo vôo arriscado que o avião da empresa fez, ameaçando matar centenas de passageiros. Segundo ele, em pleno vôo, a porta do avião abriu e todos entraram em pânico.
Antonio Mesquita Neto é de Teresina e diz que mora em Toronto, no Canadá, com a esposa Neide, onde trabalha como autônomo. O casal vinha passar as férias em Teresina. "Pegamos um avião de São Paulo a Fortaleza e depois um de Fortaleza que iria para Brasília com escala em Teresina. Foi neste vôo onde o pior aconteceu", disse.
O avião teria tido o problema ainda quando saía. Os passageiros ouviram um barulho estranho e se assustaram. Quando deram conta de que era uma porta que estava aberta, alguns gritaram e outros chegaram a entrar em estado de choque.
O pânico no avião foi geral. Uma aeromoça em treinamento se arriscou e tentou fechar a porta com auxílio de mais dois passageiros. Um deles chegou a sentir o braço dolorido. Passado o susto, o piloto do avião alertou para o que tinha ocorrido.
"Pelo sistema de áudio, o piloto falou o seguinte: 'Tivemos problema em uma suíte de acesso do avião. Mas o problema já foi resolvido e asseguramos a todos os passageiros que esta aeronave pode continuar com o vôo tranqüilamente'. O pessoal estava com medo, mas ficou por isso mesmo até chegar em Teresina", frisou Antonio Mesquita Neto.
Ele fez fotos do avião, quando desembarcou em Teresina. "Infelizmente, não pude tirar fotos de dentro do avião para mostrar a porta aberta e o desespero".
Antonio Mesquita Neto disponibilizou o telefone celular de número (86) 8829-2809 para que outros passageiros entrem na Justiça contra a TAM junto com ele.
VERSÃO DA TAM
O 180graus.com procurou ouvir a direção da TAM no Piauí sobre o ocorrido. O gerente da companhia no estado, identificado apenas como Nilo, preferiu não se manifestar sobre o assunto. "Só a nossa assessoria em São Paulo vai falar sobre o problema. Não estou autorizado a falar disso", limitou-se a dizer Nilo. Ele informou o número (11)5582-8405, que seria de um dos gerentes da TAM nacional, de nome Anair, para entrar em contato. O 180graus.com tentou ligar neste número, mas ninguém atendeu.
______________________

REPORTAGENS


Airbus da TAM cai em São Paulo - Mais de 180 mortos
.
Aviões da TAM e da GOL se chocam no Aeroporto de Congonhas - 2007
.
Fokker 100 da TAM faz pouso forçado em Campo Grande - 2007
.
Queda de máscaras assusta passageiros de vôo da TAM - 2007
.
Pane impede decolagem de avião da TAM de MS para SP - 2007
.
Após colisão com pássaros, dois vôos da TAM fazem pouso forçado - 2007
.
Avião da TAM atola no Aeroporto de Ribeirão Preto (SP) - 2007
.
Em pane, avião da TAM teve que ser guiado "às cegas" - 2006
.
Airbus da TAM faz pouso de barriga em Salvador - 2006
.
Avião da TAM faz pouso de emergência em São Paulo - 2006
.
Avião da TAM perde porta no vôo e retorna a Congonhas - 2006
.
Pane em avião obriga piloto a fazer pouso de emergência no Piauí - 2006
..
Fokker 100 dá mais um susto - 2006
..
Mais um pouso de emergência em Macapá (AP) - 2006
.
Incidente em vôo da TAM causa tumulto em Teresina - 2006
.
Avião da TAM faz pouso de emergência no Paraguai - 2006
.
Pneus de avião da TAM estouram em aterrissagem no Amapá - 2006
.
Avião da TAM decola com moldura de janela quebrada - 2006
.
Chuva de granizo danifica avião da TAM e assusta passageiros em SP - 2006
.
Avião,vindo de Fortaleza para Teresina, abre porta em pleno vôo - 2006
..
Garça atinge avião da TAM no Rio - 2005
,
Avião da TAM sai da pista em Paris - 2005
.
Fokker 100 da TAM é atingido por urubu em Porto Velho (RO) - 2005
.
Turbinas de Airbus da TAM se incendeiam em S. J. do Rio Preto (SP) - 2005
.
Falso alarme de seqüestro de avião gera tumulto na Argentina - 2004
.
Pneu estourado em pouso de avião da TAM fecha aeroporto no Rio - 2004
.
Avião derrapa na pista do aeroporto de Natal (RN) - 2004
.
Airbus da TAM derrapa durante pouso em Florianópolis - 2003
.
Avião da TAM pousa envolto em fumaça - 2003
.
Fokker 100 apresenta problemas em PE e passageiros são remanejados - 2002
.
Fokker-100 bate em urubu e retorna ao aeroporto em Belém (PA) -2002
.
Fokker da TAM faz pouso não programado em Pelotas (RS) - 2002
.
Fokker da TAM colide com escada de passageiros em Corumbá (MS) - 2002
.
Dois aviões da TAM fazem pouso forçado em São Paulo - 2002
.
Avião da TAM faz pouso forçado em aeroporto de Alagoas - 2002
.
Airbus da TAM faz pouso de emergência em Corumbá (MS) - 2002
.
Avião da TAM apresenta problema na decolagem em SP e pousa no Rio - 2002
.
Porta de avião abre durante o vôo e piloto retorna para aeroporto - RJ - 2002
.
Pane na turbina assusta passageiros em Teresina (PI) - 2001
.
Pane elétrica atrasa vôo Rio - Teresina - 2001
.
Trinca em vidro interrompe vôo da TAM - São Paulo (SP) - 2001
.
Pane hidráulica em Fokker 100 pouco antes da decolagem - 2001
.
Acidente aéreo mata mulher no ar após pane em
avião da TAM - Belo Horizonte (MG) - 2001
.
Pouso de emergência em Viracopos (Campinas - SP) - 2001
.
Fokker da TAM pousa por engano em pista particular no Maranhão - 2001
.
Incêndio em Fokker 100 pouco antes da decolagem no Rio - 2001
.
Fokker 100 afunda no Aeroporto de Caruaru (PE) - 2000
.
Avião da TAM derrapa e sai da pista ao pousar no Rio - 1999
.
Avião da TAM pousa em pista errada no ES - 1998
.
Avião da TAM faz pouso forçado em praia no Espírito Santo - 1997
.
Incidente com avião da TAM fecha aeroporto de Blumenau (SC) - 1997
.
Explosão a 2.400 metros de altitude abre um buraco em avião da TAM -1997
.
Fokker 27 sofre despressurização em cabine e é retirado de operação - 1997
.
Avião da TAM pousa de barriga durante treinamento em Bauru (SP) - 1997
.
A tragédia do vôo 402. 99 mortos - 1996
.
Pouso forçado destrói estrutura do avião em Tucumã (PA) - 1993
.
Cessna da TAM pega fogo após aterrissar -1993
.
Avião Bandeirantes da TAM cai próximo a Cuiabá (MT) - 1993
.
Fokker 100 da TAM derrapa para fora do aeroporto (SP) - 1991
.
Piloto erra o ponto de frenagem e um Fokker 27 caiu sobre um automóvel em Bauru (SP). Três pessoas morreram - 1990
.
Avião da TAM derrapa na decolagem em pista molhada e para no mar - 1988
.
Um Bandeirante bate em um morro em Macaé (RJ) 21 minutos depois de decolar do aeroporto do Galeão, no Rio. Os 18 ocupantes morrem - 1984
.
Dois Bandeirantes da VOTEC-TAM colidem no ar em Imperatriz. Saldo da tragédia: 19 mortos - 1984
.
Sete pessoas morreram na queda de um Bandeirante em Araçatuba (SP) - 1983
.
Learjet cai em Rio Branco (AC). Os dez ocupantes morrem - 1982
.
Avião da TAM derrapa na pista e cai em vala em Uberaba - 1982
.
Avião Bandeirante colide com barco e mata 11 ocupantes em Belém (PA) - 1981
.
Avião da VOTEC-TAM cai matando os setes ocupantes - 1980
.
Nove pessoas morrem em queda de avião - 1980
.
Avião Bandeirante cai matando os 18 ocupantes em Bauru (SP) - 1979
.
Acidente com avião Learjet 25B da TAM na Baia da Guanabara (RJ) - 1976
.

Diversos outros acidentes ou incidentes com aviões da TAM aconteceram desde que a empresa entrou em operação. Porém, por não haver mais de uma fonte para confirmação das informações, eles não aparecem nesta lista.


http://www.desastresaereos.net/acidentes_tam_indice.htm


///