sábado, maio 12, 2007



Quem teme tanto as sexualidades humanas, deveria contar com a confiança dos jovens???

O que fantasiaram os pregadores morais sobre a "miséria" interior dos homens maus! O que mentiram diante de nós sobre a infelicidade dos homens apaixonados! - sim, mentir é aqui a palavra certa - conheceram muito bem a riquíssima felicidade dessa espécie de homens, mas o silenciaram, porque era uma refutação de sua teoria, segundo a qual toda felicidade só nasce com o aniquilamento da paixão e o calar da vontade! E, por fim, no tocante à receita de todos esses médicos de almas e sua recomendação de uma cura dura, radical, é permitido perguntar: é esta nossa vida efetivamente dolorosa e pesada o bastante, para trocá-la com vantagem por um modo de viver e uma petrificação estóicos? Não estamos passando mal o bastante para termos de passar mal à maneira estóica.

Nietzsche

///

Comentário sobre o papa

por Urariano Mota

Nassif, ontem o Papa, em encontro com mais de 40 mil jovens católicos no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pediu aos jovens que mantenham a castidade \"dentro e fora do matrimônio\".
Ou alguém traduziu errado, ou o que o Papa diz não se traduz. Como ser casto dentro do matrimônio? Seria a abstinência de sexo dos esposos? Ou seria a conjunção carnal sem gozo? O Papa acaba de criar mais um mistério insondável, para não dizer impenetrável....
Um teólogo hoje, na Folha de São Paulo, afirma que o sentido de casto, na frase do Papa, é o de ser fiel, ou seja, não pular a cerca. E mais, que \"o casal pode ter relações normalmente, desde que sem contraceptivos\".
Aos dicionários.
No Aurélio:
Castidade – 1. Qualidade de casto. 2. Abstinência total dos prazeres sensuais. (Voto de castidade) .
Casto – 1. Que se abstém de quaisquer relações sexuais. 2. Que se abstém de relações sexuais ilegítimas ou imorais. 3. Puro, inocente, imaculado. 4. Sem mescla; puro.
No Houaiss:
Castidade – 1 REL Abstinência completa dos prazeres do amor. 2 p. ext. Abstenção de prazeres carnais e de tudo que a eles se refere...
Casto – 1 Que guarda castidade; que se abstém de prazeres sexuais. 1.1 Que se abstém de vida sexual ilegítima ou promíscua...
Ou seja, somente num sentido incomum em nossos dias, casto é o abstinente de sexo \"ilegítimo\". Mas ainda ficaria uma dúvida: ainda que sem pular a cerca, o homem ou a mulher, dentro do casamento, podem manter sexo além do papai-com-mamãe? No sentido mais casto, castiço, puro e medieval, não, porque sabemos que o sexo deve servir somente à procriação, segundo a Santa Madre Igreja.
Em resumo, para a Igreja sexo não deve ter prazer. O que é um novo e impossível mistério. Mesmo dentro, do casamento.




///