sábado, abril 14, 2018

AOS QUE FESTEJAM A PRISÃO DE LULA


Quero falar com quem odeia Lula e está destilando ódio nas falas. Quero falar com quem anda desejando a morte de Lula, com quem diz que nós, que o apoiamos, somos burros, vagabundos ou qualquer outra palavra depreciativa.
Política não é algo externo, é interno. Especialmente para nós, da esquerda. A gente se alinha a partidos e movimentos sociais e dedicamos horas e horas fora de nosso trabalho (salvo algumas exceções, claro) pela necessidade quase instintiva e fisiológica de diminuir a dor que sentimos diante das injustiças, sejam elas econômicas, sociais, ambientais, de etnia, gênero ou o que for. E por entendermos que a única forma de combater as mazelas da sociedade, a gente entende de política. Entende mesmo. A gente estuda, lê, pesquisa. A gente conhece as dinâmicas sociais, lemos os autores clássicos e modernos, dos mais progressistas aos mais liberais. A gente manja mesmo dessa parada. É por isso que vocês andam vendo gente que nem pretende votar no Lula defendendo ele com unhas e dentes: porque todos nós sabemos o que sua prisão representa. A gente leu o processo. A gente tem até noção jurídica porque estamos acompanhando há anos as manobras jurídicas contra os nossos. A gente não ta defendendo só o Lula: estamos defendendo você de si mesmo inclusive porque sabemos que você é uma vítima do ódio disseminado contra a classe política e contra nós. E sabemos que este é o processo social anterior aos regimes ditatoriais e fascistas. Porque a gente estuda história, sociologia, filosofia e tal. 
A gente sabe (não acha, sabe mesmo) que o golpe que vocês ajudam a sustentar nunca foi por corrupção (ainda que vocês acreditem nisso): foi uma oportunidade que o capital internacional viu para desarmar esse país continental do poder que vinha ganhando de liderar todos - eu disse TODOS - os países em desenvolvimento. Um país que em 15 anos passou a ser a 5 economia do mundo, que tem tanto petróleo, tanta água, tantos recursos naturais e tanto mar não poderia ameaçar mais o status quo. O Brasil era o pobre ganhando força. E isso nenhuma elite quer.
A gente também estudou bastante a ditadura militar. Conhecemos e lemos os documentos que provam o envolvimento das agências internacionais lideradas pelos EUA no golpe de 64 e que o motivo era petróleo. A gente também tem boa memória e lembramos bem do aviso da wikileaks de que o golpe estava sendo planejado há tempos e que Dilma era grampeada - o que foi confirmado e tornado público tempos depois.
Então, quero aqui deixar algo bem claro porque a história não vai perdoar: não posso fazer parte de nenhum círculo que incentive ou dissemine ódio contra nós ou a Lula. Não posso porque não se trata de mim ou de Lula, e sim do horror de ver a indignação seletiva de vocês que levou a prisão - sem provas, é bom que se diga - do maior líder popular da América Latina, enquanto outros acusados por crimes infinitamente mais graves e com provas pra qualquer juiz não ter dúvida seguem soltos e isentos. Sim, Lula é inocente. Não provaram NADA contra ele mesmo investigando-o desde a década de 1970. NADA. A gente lê até em inglês e espanhol e acompanhamos atônitos as reações da comunidade internacional diante do estupro à Constituição do nosso país. É disso que se trata, muito mais que qualquer outra coisa: as seguidas violações à uma das mais respeitadas e avançadas constituições do mundo que têm como ponto máximo o impeachment de Dilma baseado em um suposto crime que 2 dias depois tornou-se LEGAL e a condenação, em tempo recorde, de um homem que seria inocente em qualquer tribunal do mundo. E nós sabemos que as consequências disso não podem ser boas porque já estudamos o fenômeno em outros países - e também no nosso.
Portanto, cada vez que eu ler alguém proferir palavras de ódio contra nós, terei a certeza de duas coisas:
1 - do quanto você é mal e ignorante.
2 - da urgente necessidade de me afastar dos círculos aos quais você pertence - seja ele qual foe - porque se te toleram sendo tão tóxico, certamente nada há de bom ali pra mim.
3 - do ódio que tem por mim, pessoalmente.
Aos que pensam diferente de mim e mantém-se sóbrios ainda que nos dedique críticas, sigo com o respeito que deve ser dedicado a qualquer respeitoso adversário político. Aos outros, dedicarei o mesmo tratamento a nós ofertado: o do inimigo.

Santo André, 8 de abril de 2018.


#EuSouLula #JamaisAprisionarãoNossosSonhos#OcupaCuritiba #OcupaTudoPorLula #ToComLula#LulaValeALuta #LulaInocente #Lula2018#LulaEuConfio #LulaPeloBrasil #PovoComLula#LulaPresidente #LulaDeNovo #Resistência#FascistasNãoPassarão #VazaCanalhas
 — apoiando Lula Livre.