segunda-feira, maio 28, 2012

“A Constituição Federal, nos artigos 5o., incisos IV e IX, e 220, garante o direito individual e coletivo à manifestação do pensamento, à expressão e à informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, independentemente de licença e a salvo de toda restrição ou censura”


Lula enaltece o papel dos blogueiros em encontro na Bahia


O ex-presidente Lula gravou um vídeo especial para abrir o 3˚ Encontro Nacional de Blogueiros (sujos), que se realiza a partir desta sexta feira (25), às 19h, no Hotel Sol Bahia, em Salvador, até o domingo (27).



No vídeo, Lula enaltece o papel democratizador dos blogueiros e enfatiza a necessidade de se libertar o fluxo da informação do círculo fechado – e elitista – do PiG (*) – não exatamente nessas palavras…

Também especialmente para este evento, dois ministros do Supremo Tribunal Federal enviaram frases que se transformaram em banner para ilustrar a mesa de abertura dos trabalhos.

O Presidemte do Supremo, Ayres Britto, enviou a seguinte frase, de sua autoria: “A liberdade de expressao é a máxima expressão da liberdade”.

O Ministro Ricardo Lewandowski enviou a seguinte frase: ” “A Constituição Federal, nos artigos 5o., incisos IV e IX, e 220, garante o direito individual e coletivo à manifestação do pensamento, à expressão e à informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, independentemente de licença e a salvo de toda restrição ou censura” “

Cultura

Durante a solenidade de abertura foi realizada uma leitura de trechos do poema O livro e a América, de Castro Alves, em homenagem à Bahia, e a todos os blogueiros sujos que tem de enfrentar a “judicialização da censura”.

Este é um dos eixos dos debates do 3˚ Encontro de sujos: a judicialização da censura, uma nova etapa da luta dos sujos pela liberdade de expressão, depois que eles conseguiram desnudar o PiG (*).

Outro eixo é a luta por uma Ley de Medios.

Ah!, que inveja da Argentina, que acaba de consumar a “desmonopolização” da Globo.)

Abertura

Nessa perspectiva se deu o debate de abertura, com Franklin Martins, ex-Ministro da Secretaria de Comunicação de Lula e autor de uma excelente Ley de Medios que o Acorda Bernardo engavetou, como FHC fez com três Leys de Medios do Serjão Mota. Ainda estarão presentes à abertura Emiliano José, da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão; Rosane Bertotti, do Forum Nacional pela Democratização da Comunicação; Robinson Almeida, Secretário de Comunicação Social do Governo da Bahia; e Barbara Lopes, do Blogueiras Feministas.

O Barão aguarda ansioso a presenca de Ali Kamel, que tratará do polêmico assunto “A bolinha de papel e uma eleição”, Judith Brito (que até hoje nao foi buscar o prêmio O Corvo, a que tem direito), do Catão dos Pinhais, responsável por imperdível blog sobre a Ética na política, um dos mervais do Globo, da Urubóloga, da Eliane Catanhêde, que seria convidada a falar sobre o tema “Mídia brasileira e Imparcialidade” , e do Otavinho sobre ” Papai inventou a Ditabranda”.

No Barão, é assim: a bronca é livre.

Ou, entre sem bater !

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Fonte: Da redação com o Conversa Afiada



http://www.vermelho.org.br/tvvermelho/noticia.php?id_noticia=184267&id_secao=29