terça-feira, fevereiro 02, 2010

Quase 100.000 novas vagas em cursos técnicos de nível médio, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia

Lula inaugura mais 78 escolas técnicas, mas este assunto não está na pauta das Organizações Serra



Uma das sete Escolas Técnicas Federais no MS

O texto abaixo, sobre a inauguração dessas 78 escolas técnicas, foi extraído do site Brasília Confidencial (clique aqui http://www.brasiliaconfidencial.inf.br/?p=8769).

"O presidente Lula inaugura hoje, de forma simultânea e a partir de Brasília, 78 escolas federais de educação profissional em cidades de 19 estados de todas as regiões. Com a entrega dessas unidades, já serão 141 as escolas técnicas criadas por seu governo.

Outras 99 estão em construção e devem ficar prontas até o fim do ano. Em 2002, a rede federal de escolas técnicas contava com 140 instituições. Ao fim de 2010 serão 380, que oferecerão 500.000 vagas. Os investimentos do Ministério da Educação ultrapassam a R$ 1,1 bilhão.

A cerimônia de hoje começará às 17 horas, quando Lula estará conectado, via teleconferência, com as novas escolas. Elas funcionarão a partir de março e, quando estiverem plenamente implantadas, agregarão quase 100.000 novas vagas em cursos técnicos de nível médio, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.

Nesta etapa os investimentos federais foram de R$ 175 milhões em obras físicas, equipamentos e mobiliário. Para garantir o funcionamento das novas escolas, os institutos federais realizarão concursos públicos destinados à contratação de professores e técnicos administrativos.

O Ministério do Planejamento, com aval do Congresso, já autorizou a criação de 8.900 vagas para profissionais de Educação - 5.000 professores e 3.900 técnicos administrativos."

***
Essa inauguração não está na pauta das Organizações Serra, até agora. Pode ser que cubram o evento, vamos ver...

A contratação desses 8.900 profissionais de educação é aquilo que a Míriam Leitão e a Oposição ao Lula costuma reclamar como aumento de gastos na máquina pública.

Em oito anos de governo, Lula terá quase triplicado o número de escolas técnicas federais, em relação ao FHC.

Seria interessante - mas não ocorrerá - as Organizações Serra entrevistarem o Serra sobre essa proliferação de escolas técnicas feitas pelo governo Lula, bem como a "farra" de contratação de profissionais da educação.

Blog Logística e Transportes
http://logisticaetransportes.blogspot.com

...