quarta-feira, dezembro 10, 2008

Decadência da Imprensa Brasileira











 


O esporte como referência do ocaso
 
Mauro Carrara
 
Anciã de dentes podres, a grande imprensa brasileira sorri agora em agonia de morte. Mas quanto lhe resta de energia e credibilidade? Quanto?
 
É cada vez maior o número de leitores, ouvintes e telespectadores que despertam do transe midiático.
 
Percebem que muitos dos fabricantes de notícias estão pautados somente pelo oportunismo, pelo rancor e pela arrogância.
 
Nas tais redações, agora enxutas, quase nada se apura. Muitos dos profissionais têm como fontes os próprios editores generais ou os lobos lobistas.
 
A informação deriva da fofoca ou da boataria plantada. A moldagem do bolo jornalístico obedece, quase sempre, aos interesses de grandes corporações ou de grupos políticos conservadores ou golpistas.
 
É o que se vê nas mais diversas editorias. No caso do esporte, tudo que tem relação com o popular e com os outsiders sociais é alvo de hostilidades e ações de desconstrução da imagem.
 
Clube do coração do presidente Lula, a agremiação dos operários e carroceiros do Bom Retiro tem sofrido perseguição implacável da mídia monopolista, especialmente dos veículos da Editora Abril.
 
O que vem de lá, segundo os escribas e arautos de aluguel, é sempre ruim e condenável. A peça jornalística é sempre peça de desqualificação.
 
Afinal, trata-se de metralhar um ethos. O Timão é o clube dos excluídos, dos anarquistas da antiga Light, dos braçais insurgentes, dos negros e pardos, dos imigrantes libaneses, gregos e japoneses, e de todos aqueles que buscavam protagonismo na terra dos aristocratas do café e dos industriais emergentes.
 
E seu ethos continua este, quase 100 anos depois.
 
O Corinthians virou para a imprensa esportiva paulista o que é o PT para os imprensaleiros da área política. Destaca-se e exagera-se o que é negativo. Não sempre, mas quase sempre.
 
Poucos dias atrás, a revista Placar, braço esportivo da editora Abril, a mesma que publica Veja, publicou o texto abaixo, ilustrado por uma descuidada montagem fotográfica.
 
Nada há de jornalismo. Vê-se somente o desejo de produzir algum humor de maledicência, ao estilo rasteiro e pobre de Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo.
 
Vale dizer que, no dia 9, o craque Ronaldo anunciou sua contratação pelo Alvinegro. Mais uma barriga fenomenal de uma imprensa que agoniza desmoralizada.
 
No dia 10, o site da revista já apresentava quase 1 mil protestos de leitores, muitos deles anunciando boicote aos péssimos produtos da Abril.
 
Bateu! Tomou!
 
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27/11/2008 - 11:13

Corinthians: Piada fenomenal
Do Jornal Placar

Sâo Paulo (SP) - A fotomontagem é tão verdadeira quanto as manchetes que levam a sério a possibilidade de o Fenômeno aparecer com a camisa 9 do Timão ano que vem.

Parte da imprensa paulista caiu no oba-oba da contratação de Ronaldo pelo Corinthians. A ilusão vem sendo alimentada pelo departamento de marketing do clube, que diz estar empenhado em buscar parceiros para o projeto mirabolante - com isso, espertamente, garante espaço para o clube na mídia.

O que há de verdade: o Corinthians abre suas portas para o jogador. Mas Ronaldo não se empolga nem um pouco com a idéia. Responde que agradece, mas que, se voltar a jogar, e se isso acontecer no Brasil, ele quer defender seu clube do coração, o Flamengo.

Ronaldo não vem, corintianos. Mas nem por isso a gente vai deixar de se divertir e fazer piada com isso...

Por enquanto, conforme o Jornal Placar publicou na sexta-feira, o único jogador realmente engatilhado para 2009 é Túlio. Calma, trata-se do volante do Botafogo...

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