sábado, dezembro 27, 2008

Brasil está preparado e tem comando para enfrentar a crise, diz Lula à nação



Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, na noite desta segunda-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a crise internacional não assusta o Brasil. 

Ele reafirmou que o país está preparado para enfrentar as turbulências e vai continuar crescendo no próximo ano.  "Quero dizer, com toda a serenidade, que a crise não nos assusta. 

O país está preparado e tem comando. Seguiremos acompanhando com lupa a situação da economia, 24 horas por dia. O que tiver que ser feito será feito. No tempo certo e na dose adequada. E sempre dialogando com o país", disse na mensagem de Natal, que durou oito minutos.

Clique aqui para ler a íntegra do pronunciamento e aqui para ouvir

Lula afirmou que o conjunto de políticas públicas adotadas por seu governo nos últimos seis anos foram fundamentais para preparar o Brasil – como o controle da inflação, a redução da dívida pública, a diversificação dos produtos de exportação, o crescimento das reservas internacionais para US$ 201 bilhões, o aumento no número de empregos com carteira assinada, a criação de um mercado interno de consumo e a quitação das dívidas com FMI e Clube de Paris.

O presidente também lembrou as medidas adotadas nas últimas semanas, como a redução de impostos para estimular o consumo, o reforço no caixa dos bancos estatais e os estímulos ao setor produtivo.
"Esses avanços estão permitindo ao Brasil enfrentar com firmeza e serenidade o atual momento", garantiu Lula.

O presidente voltou a responsabilizar os países ricos pelo crise financeira mundial. "Esta crise, que afeta todo o mundo, foi provocada pela falta de controle do sistema financeiro nos países mais ricos. Em vez de cumprirem seu papel na economia, financiando o setor produtivo, os bancos viraram um grande cassino. 

A jogatina foi longe, mas, um dia, a conta chegou. Bancos quebraram, um grande número de empresas entrou em dificuldades, e milhões de trabalhadores perderam suas casas ou seus empregos", disse o presidente da República. "Aqui no Brasil não tivemos este tipo de crise. Nosso sistema bancário estava e está saudável. Nossa economia, arrumada e organizada vem crescendo a taxas robustas, as maiores dos últimos 30 anos", garantiu Lula em seu pronunciamento à Nação. 

Consumo
O presidente voltou a pedir que o brasileiro compre para que a "roda da economia" continue girando. Ele afirmou que, ao consumir, o cidadão garante a produção da indústria, as vendas no comércio e a manutenção de empregos. "Não tenha medo de consumir com responsabilidade. Se você está com dívidas, procure antes equilibrar seu orçamento. Mas, se tem um dinheirinho no bolso ou recebeu o 13º e está querendo comprar uma geladeira, um fogão ou trocar de carro, não frustre seu sonho, com medo do futuro", disse Lula. "Quando você e sua família compram um bem, não estão só realizando um sonho. Estão também contribuindo para manter a roda da economia girando. E isso é bom para todos", acrescentou. Lula fez ainda apelo para os empresários seguirem investindo, os trabalhadores defenderem os postos de trabalho e ao setor financeiro que reduza os juros, "que estão muito altos".

Investimento
O presidente garantiu serão mantidos os investimentos do governo. Segundo Lula, não haverá cortes."O governo manterá todos os investimentos previstos no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e nos programas sociais. Em hipótese alguma haverá cortes nos investimentos governamentais. Porque eles são decisivos para o Brasil enfrentar a crise e sair dela mais reforçado", afirmou. 

Pré-Sal
Lula anunciou ainda está confirmado o início da exploração da reservas de petróleo do pré-sal em 2009, mesmo com a crise financeira mundial. Lula pediu que a população acredite na capacidade do país de enfrentar as turbulências. "Posso assegurar que o Brasil não só vencerá a crise, como sairá dela mais forte. Temos todas as condições para isso. Em 2009, vamos começar a explorar as imensas reservas do pré-sal. Com isso, o Brasil passará a ser um dos grandes produtores de petróleo do mundo. Estamos todos no mesmo barco. E, se remarmos juntos na mesma direção, venceremos as turbulências e prosseguiremos na rota do crescimento. Só depende de nós", afirmou Lula.

+++