quarta-feira, julho 21, 2010

PT processa tukanos


PT entra com ação de indenização na Justiça Comum contra Indio da Costa e PSDB



Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O PT entrou hoje (21) com uma ação na Justiça Comum do Distrito Federal contra o PSDB e o deputado federal Indio da Costa (DEM-ES) por danos morais. A ação foi motivada pela declaração do candidato à Vice-Presidência na chapa de José Serra, que afirmou no último fim de semana que o PT teria ligação com o narcotráfico e com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Além de contestar a entrevista, que acabou sendo replicada em outros veículos, a ação cita as recentes declarações de Indio da Costa no Twitter, em que chamou a candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, de “ateia” e “esfinge do pau oco”.

“Sem sombra de dúvidas, o réu Indio da Costa, de forma intencional, dedicou-se a assacar afirmações ofensivas à honra do partido autor [da ação] com a finalidade de lhe denegrir a reputação frente a sociedade brasileira, contando, para tanto, com a participação do réu PSDB, que de maneira deliberada, fez veicular tais afirmações difamatórias em seu site, razão pela qual deve lhes ser imposta condenação à indenização por danos morais”, diz o documento.

A ação ainda cita que na última segunda-feira (19) o PT entrou com representação no Supremo Tribunal Federal e um pedido de direito de resposta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tratando sobre o mesmo tema.

Além da indenização por danos morais em valor a ser arbitrado pelo juiz, a ação também pede que o PSDB e Indio da Costa publiquem a sentença, caso favorável à causa, no Twitter do candidato e no site Mobiliza PSDB. O valor da causa é de R$ 40 mil.

...