sexta-feira, julho 30, 2010

Este é o “jornalismo” a que estamos entregues



CBN acha as FARC na Venezuela

por Luiz Carlos Azenha
Impressionante: ontem à tarde, em um intervalo de duas horas, a rádio CBN reproduziu quatro vezes a nota oficial do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Nem o trânsito de São Paulo, que estava congestionado na marginal Tietê, mereceu uma “cobertura” equivalente.
Curiosamente, a nota não colocava as declarações entre aspas. O segundo parágrafo dizia: Lula desconhece o risco representado pela presença de terroristas das FARC na Venezuela. A notícia não dizia ser essa uma acusação feita por Álvaro Uribe, mas rechaçada pela Venezuela. Donde um leitor desavisado pode concluir que a CBN sabe onde estão os “terroristas” das FARC na Venezuela, mas só pretende revelar na véspera da eleição. Este é o “jornalismo” a que estamos entregues.

Vem aí o Ministério da Piada Pronta: Estadão contesta Cloaca
por Luiz Carlos Azenha
Estávamos nós reunidos para tratar do Encontro Nacional de Blogueiros quando um dos presentes informou que o Estadão havia fisicamente se dado ao trabalho de desmentir uma galhofa do Cloaca News.
Como não leio mais jornais impressos, cai na gargalhada. Eu, não. Todos os presentes rimos à beça. Ficamos imaginando o trabalho de investigação de dois repórteres do Estadão tentando confirmar a notícia. Será que eles tentaram confirmar com o candidato Serra?
Para os novatos na blogosfera, explico: o Cloaca é uma piada digital. Piada ferina, dolorida para alguns. Mas é isso: uma piada. O Estadão desmentir o Cloaca é o mesmo que alguém ir à Justiça contra uma piada do CQC ou do Pânico.
O Cloaca fez uma piada com o photoshop, como já havia feito outras: numa edição do jornal baiano A Tarde, inseriu uma manchete espantosamente fantasiosa. Serra criaria o Ministério do Acarajé.
Pois o Estadão se deu ao trabalho de “desmentir” a piada.


Para ler a resposta do Cloaca News, clique aqui


PS: Aquela piada do português, do papagaio e do céu estrelado é mentirosa.


Em campanha, Globo Online justifica em nome de Serra


Do leitor Alexandre Motta


http://www.viomundo.com.br/humor/cbn-acha-as-farc-na-venezuela.html