quarta-feira, julho 14, 2010

Da onde vem a comida que você come?

Agricultura familiar


Responsável por quase 38,8% do valor bruto da produção agropecuária do País, a agricultura familiar tem recebido investimentos significativos do governo federal. De 2003 a 2010, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) teve seus recursos multiplicados quase sete vezes. Para a safra 2010/2011, estão sendo destinados R$ 16 bilhões para financiamento da produção, envolvendo custeio da safra, investimentos em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção.

Além do Pronaf, outras iniciativas estão em curso para incrementar a agricultura familiar. Uma delas é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que assegura a compra direta dos produtos e, assim, dá ao agricultor a segurança de que sua safra será comercializada. Outra é a Lei da Alimentação Escolar. Ela estabelece que 30% dos produtos destinados à alimentação escolar devem ser originários da agricultura familiar.

Mais recentemente foi criado o Programa Mais Alimentos, uma linha de crédito voltada para a modernização da agricultura familiar via aquisição de máquinas e equipamentos, melhoria genética, irrigação, criação de estufas e armazenagem, etc. O crédito de 100 mil reais pode ser pago em até dez anos, com até três de carência, e juros de 2% ao ano.

O Programa já financiou a aquisição de 23.996 tratores e motocultivadores até fevereiro de 2010, o que corresponde a oito de cada dez tratores, do tipo médio, comercializados no país.

______________________