quarta-feira, fevereiro 14, 2007

TUCANOS MORDEM A LÍNGUA




Governador tucano de SP recompra avião para economizar aluguel


A coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, traz hoje nota em que revela que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) recomprou um avião vendido pelo governo anterior. Na obsessão pelo “choque de gestão”, em que contingencia a maior parte dos recursos públicos para economizar, Serra preferiu economizar com aluguéis de aeronaves e enterrar o bordão da campanha presidencial do, também tucano, Geraldo Alckmin: "Vou vender o AeroLula".

O avião do governo paulista, que Alckmin se orgulhava de ter vendido, um HS, foi recomprado pelo governo de SP e está sendo usado pelo atual governador, que admite, tacitamente, os argumentos do governo Lula para a compra do avião presidencial.

Segundo a coluna, a aeronave foi comprada pela Cesp, a companhia energética de SP, em 1985, e desde então era usada pelos governadores. Alckmin tentou vendê-la quatro vezes, até que o sucessor, Cláudio Lembo, se desfez dela quando parte da Cesp foi privatizada -e o avião foi vendido junto, por US$ 4 milhões.

O secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, justificou que Serra acha, como ele, que o governador de SP deve ter uma aeronave. Foi Arce que negociou a recompra do avião pelos mesmos US$ 4 milhões. Segundo ele, despesas com aluguel de aeronave acabariam superando o que o governo gastou para readquirir o avião e o que vai despender com manutenção.

Durante debates, Alckmin chegou a produzir pérolas como a proposta de venda do avião presidencial para “construir cinco hospitais”. A bravata foi classificada por Lula como uma “insensatez” de quem não conhece o tamanho do Brasil e a importância das viagens internacionais para inserção do país no comércio mundial.

http://www.pt.org.br/

///