Estou como ativista diário na internet desde 2002, quando a
Lista Beatrice começou a funcionar, ainda durante a campanha Lula presidente.
Todas as 14 pessoas que começaram a lista entendiam que a questão da
comunicação seria fundamental. O PT sempre negligenciou essa questão. Também
achamos que marketeiro não deve dirigir campanha e a comunicação de um partido
como o PT. Um partido como o PT tem que fazer o enfrentamento político com a
Direita, só assim ele esclarece para a população a sua diferença conceitual e
ideológica com os partidos de Direita. Justamente o contrário do que fazem os
marketeiros. Mas isso é chover no molhado, toda a militância sabe disso. Então
vamos para a grande questão: o que fazer? Não existe uma única resposta. Com o
grande crescimento das listas, blogs, sites, coletivos e redes sociais...
Sempre por fora do PT e sem ligação com a direção do partido. Estamos
aprendendo que a descentralização e a articulação de talentos e competências
funciona muito bem. Cada um deve fazer o que sabe e pode. Com a disponibilidade
que tem. Se você consegue manter uma lista de 20 pessoas, faça isso. Se você
consegue manter uma de 5.000, ótimo. Se você é um bom tradutor, ajude a
traduzir textos e fazer contatos com o exterior. Se você desenha e sabe usar
recursos gráficos digitais e fotografia, ajude com charges, GIFs, flyers ...
Embeleze os nossos sites e blogs, a linguagem visual conta muito. Se você sabe
lidar com documentos e arquivos, ajude a arquivar e tornar disponível o
material que a gente produz. E por aí vai... Existem milhões de maneiras de
fazer ativismo político e a criatividade está no DNA da esquerda. A luta é
severa e a vida é curta, manda ver...
Tudo o que falei de comunicação para o partido, também serve
para um governo de esquerda. Os governos do PT abusaram de errar nessa questão.
Até a propaganda de TV e rádio seguiram o velho padrão burocrático dos governos
anteriores. Uma propaganda de cima para baixo. Horizontalidade ZERO. Sem
envolver a população afetada pelos programas sociais e de inclusão na
cidadania. Esse modelo de comunicação na verdade denuncia um outro erro, o
afastamento das bases sociais que sempre oxigenaram o partido.
No governo Lula, a forte presença comunicativa do presidente
resolveu uma parte dos problemas de comunicação do governo e do partido. Lula é
o cara também na comunicação e no enfrentamento com a Direita e o atraso.
Mas não pode ficar tudo na costa do presidente. Uma parte do
PT gostou muito de ser governo no mal sentido. O partido ficou institucional e burocrático
demais. A consequência foi o chamado afastamento das bases. Os vícios de
comportamento pequeno burguês de uma grande parte das suas lideranças é
gracioso em todo o funcionamento do PT.
As plenárias e ou reuniões intermináveis, com longas
apresentações de mesas e tendências, o caudaloso desfile de egos, inviabiliza a
chegada de novas gerações. Inviabiliza a discussão de questões fundamentais
para além do mero enunciado de bandeiras de ordem e outros chavões que só
servem para imobilizar o partido.
Mas não desista, mesmo com tantos problemas, o PT ainda é o
nosso melhor navio de guerra. Ainda é a melhor ferramenta de luta que a classe
trabalhadora brasileira criou. Não é por acaso que a Globo e a mídia da
oligarquia batem tanto no PT e na República Sindicalista. Ninguém chuta cachorro
morto.
O governo Haddad é um ótimo exemplo de experiência evolutiva
dentro do PT. Está abrindo, mesmo em SP, canais de comunicação e ativismo com
grupos e setores chaves para a consolidação da Democracia Brasileira.
A ligação com a CUT, o MST e outros setores dos movimentos
sociais tem problemas mas continua forte e orgânica. Nenhum outro partido
brasileiro tem uma relação tão forte com esses agentes sociais. O niilismo não
é uma opção.
Temos um ótimo navio de guerra, mas ele precisa passar por
atualizações na sua maquinaria e nos seus armamentos. O partido precisa
estudar, criar lugares e eventos onde esse estudo possa acontecer de forma natural,
real, efetiva e continuada.
Nós precisamos de um núcleo de estudos jurídicos, de
advogados formados para esse tipo de enfrentamento pesado que tenta a todo
momento a criminalização do PT e da esquerda. Precisamos colocar gente fora do
padrão OAB/CONCURSOS, dentro do poder judiciário, a Direita faz isso de forma
articulada desde os tempos de FHC.
Precisamos estudar a mídia da grana, a mídia que nunca vai
ser justa e imparcial porque ela não existe para isso. Ela existe pra mandar
bala na gente e espalhar a narrativa do mercado. Da GGS, a Grande Grana
Sugadora. Os dementadores da vida real.
Precisamos ocupar as universidades públicas, formar
professores e não concurseiros carreiristas. O MST já vem fazendo isso em
alguns setores. Já existem veterinários do MST, agrônomos do MST,
alfabetizadores do MST...
Precisamos estudar para construir uma máquina de comunicação
criativa, rápida, ativista e articulada com a blogosfera progressista. Com as
novas frentes de luta contra o capitalismo banda larga, o capitalismo turbinado
de Wall Street. Precisamos estudar e entender essa última atualização do
capitalismo. Como ela se desdobra no chão da fábrica, na propaganda, nos meios
de comunicação, na economia sexual da sociedade, na medicina, na alimentação...
Precisamos estudar a internet, aprender a usar melhor. Não
podemos permitir que o capitalismo colonize e faça a censura econômica da rede.
Como já fizeram no mercado editorial de música, livros e cultura em geral. Isso
é pra ontem.
Precisamos estudar com o MST, com a CUT, com a CTB, com o
MTST, com o movimento LGBT, com a UNE, com os meninos que enfrentaram a máquina
mortífera do Alckmin, com as Torcidas Organizadas, com os Movimentos da
Periferia, com a Furacão 2000... O PT tem condições de possibilidade de
agenciar todos esses enlaces, todas essas tramas. Mas é preciso sair da zona de
conforto e criar um partido banda larga.
Um partido 5G.
Adauto Melo
Ativista na Lista Beatrice