sábado, setembro 24, 2011

O apagão do PIG

O SILÊNCIO INDECENTE E SINTOMÁTICO DE MERVAL PEREIRA E ANCELMO GOIS

Deve ser horrível viver num país com uma imprensa assim, você sabe...........
O discurso de abertura da 66ª. ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU proferido pela presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, não mereceu nem uma linha de dois dos mais “destacados” jornalistas do jornal O Globo.
Mesmo sendo Dilma a primeira mulher a abrir uma Assembléia da ONU, e, o fato de ser ela uma brasileira, isso não “motivou” os dois jornalistas a tocarem no assunto em seus espaços no jornal.
Surpreendeu o silêncio na coluna do Ancelmo, que apenas deu, hoje, uma notinha de que no PSDB o apoio de Dilma a causa da Palestina dividiu opiniões, FHC apoiou e Álvaro Dias criticou.
No mais, silêncio, completo, como se esse não fosse um dos mais importantes assuntos da semana, goste-se ou não da presidenta, do seu governo e de seu partido.
Já o silêncio de Merval Pereira não surpreende. Deve ser horrível para ele ver Dilma, “O POSTE” ou a “LARANJA DE LULA” conforme os termos torpes que o jornalista sempre gostou de usar para atacar a presidente e o ex-presidente, se apresentando com desenvoltura e segurança. Deve ser horrível para Merval, um notório defensor das causas, interesses e posições dos Estados Unidos, em ver o Brasil de pé, com voz firme e consistente, assumir papel relevante no cenário mundial, saindo da posição de coadjuvante. O Brasil e sua Diplomacia, com Lula ontem e Dilma hoje, tem vez e voz.
Fala-se tanto em Democracia e liberdade de imprensa, mas, em situações assim se vê de forma bastante clara, o quanto existe uma “ditadura da informação”. Um fato significativo como a presença do Brasil na ONU, e o conteúdo do discurso de Dilma, tocando em temas vitais para o nosso país e para o mundo, a receptividade e repercussão das suas palavras, é, simplesmente, “ignorado”, omitido, ou não recebe o destaque merecido.
Para falar de Dilma Rousseff na ONU, a coluna de Alcelmo não encontrou espaço, e, nem achou o tema relevante, mas, para falar do namorico de Neymar e da posse de Merval Pereira na ABL, esses sim, foram “assuntos considerados dignos de nota”.
Em tempo: A coluna de Ancelmo diz que Merval Pereira é autor, “entre outros”, do livro O lulismo no poder. Entre outros ?
Aliás, pela “farta produção literária” de Merval Pereira, a qual ninguém conhece, é que circula o comentário de que, não fosse pelo interesse da ABL em ver seus eventos destacados na imprensa, cobertos pelo jornal onde o novo “imortal” trabalha, e ele nunca chegaria lá.
Deve ser horrível viver num país com uma boa parte da imprensa assim tão...., deixa pra lá.
<>
Carlos Alberto Saraiva
Blog: www.saraiva13.blogspot.com
E-mail: saraiva3@terra.com.br