sábado, setembro 03, 2011

4º CONGRESSO DO PT


From: MVM


Com presença de Dirceu, Dilma exalta governo Lula em congresso do PT (&) José Dirceu recebe apoio de Lula e Dilma e é ovacionado em congresso do PT -

____________________________________________
02/09/2011 -


Com presença de Dirceu, Dilma exalta governo Lula em congresso do PT

O governo Lula não é uma herança, porque eu estava lá. Os erros e os acertos (do governo Lula) são meus erros e acertos, declarou Dilma


Foto: Agência Brasil

Ao participar da abertura do 4º Congresso do PT nesta sexta-feira, em Brasília, a Presidente da República Dilma Rousseff reagiu sobre comentários de ter recebido uma "herança maldita" do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.




Dilma estava com um tom muito mais descontraído do que o habitual, falando de improviso, sentada ao lado do ex-presidente. Outras personalidades da legenda compareceram.




Para a presidente, o legado do governo Lula não é uma herança, pelo fato de ter participado dele. "Eu estou firmada sobre uma pedra muito sólida, que é a experiência de oito anos de um governo de que eu tive a honra de participar. Não é uma herança, porque eu estava lá. Os erros e os acertos dela (da experiência) são meus erros e acertos", declarou.




Sentado atrás dos dois, o ex-ministro José Dirceu foi uma das personalidades que mais chamaram a atenção na noite. Depois de dizer que Lula foi um dos presidentes que mais combateram a corrupção no país esta semana durante entrevista na "Record News", Dirceu também afirmou que jamais conspirou contra Dilma, rebatendo acusações da revista "Veja".




Segundo Dilma, as críticas tentam invalidar conquistas do governo do PT durante os dois mandatos do presidente Lula.


"Nós mudamos a lógica de crescimento do país, e este país tem a força que tem porque temos esta herança, este legado", disse. "Muitas coisas que fazemos, só foram possíveis de realizar porque temos essa experiência, dos nossos acertos e dos nossos erros. Ela é que sustenta a nossa trajetória", completou.




Dilma ainda fez questão de ressaltar que não apoia a "execração pública" de pessoas suspeitas de corrupção. "Eu acredito na Justiça, e que ela não se faz com caça a bruxas, nem com colocação de pessoas à execração pública, com retirada de direitos. Principalmente, porque essas ações espetaculares acabam com a presunção de inocência".




A presidente disse também que o grande aprendizado dela com Lula foi o da necessidade de "ouvir o coração". "Um conselho que o presidente Lula me deu é que quando as coisas estiverem difíceis, quando eu tiver de decidir, e a razão não deixar o caminho claro, que eu devo seguir o meu coração. A voz do coração é aquela que diz o que nos temos que olhar, dar valor, levar em consideração, proteger e acolher os setores mais frágeis do nosso país".




Em um tom muito mais descontraído do que o habitual, falando de improviso, a presidenta declarou ainda que, no PT, sentia-se em casa. O ex-presidente Lula, que discursou antes de Dilma Rousseff, dirigiu-se a ela em um tom tranquilizador, dizendo que, com os partidos aliados e com o PT, não há problema que não possa ser vencido por ela. "Com os aliados e com o PT não há vulcão, tempestade e furacão que não possam ser vencidos".




Este 4º Congresso do PT também esfriou as especulações de que o ex-presidente Lula será candidato às eleições presidenciais em 2014. E firmou para a militância que a presidente é Dilma Rousseff. Ao mencionar, olhando para a sucessora, que o Brasil tem que ser o indutor do desenvolvimento na América Latina, Lula foi direto ao ponto: “Oito meses é muito pouco para quem irá governar por oito anos esse país. Só foram 10% do tempo que você vai ter".

------------------------------------------

Assista o Vídeo:
José Dirceu recebe apoio de Lula e Dilma em congresso do PT
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2011/09/02/04024D9C3162CC812326.jhtm?dirceu-ganha-apoio-de-lula-e-dilma-em-congresso-do-pt-04024D9C3162CC812326

------------------------------------------

02/09/2011 -


PT abre congresso com desagravo a Dirceu e críticas à mídia


Os principais discursos foram do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, mas a estrela da primeira jornada do 4º Congresso do PT, nesta sexta-feira (2), foi o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu. Sentado logo atrás da ocupante do Palácio do Planalto, a quem abraçou várias vezes, ele ganhou afagos, declarações de apoio e motivou críticas à mídia pela cobertura que faz de suas atividades.


O primeiro a defender Dirceu - que integrou a mesa do encontro por ter sido presidente do PT - foi o líder da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Arthur Henrique: sugeriu um processo do partido contra a revista “Veja”, que acusou o ex-ministro de conspirar contra Dilma em um hotel de Brasília. Dirceu afirmou que a publicação tentou invadir seu quarto, onde se reuniu com ministros e líderes partidários, como mostram imagens divulgadas na revista.


Em seguida, o presidente do PT, Rui Falcão, citou o colega como um dos que “contribuiu para que o partido se tornasse referência mundial”. Os militantes aplaudiram e gritaram “Dirceu guerreiro do povo brasileiro”. O dirigente petista fez novas críticas à imprensa, pedindo regulamentação do setor sem atingir a liberdade de expressão.


O principal sinal de que Dirceu estaria bem aninhado no Congresso veio do ex-presidente Lula. “Eu li em um jornal esses dias que ia ter uma nota de apoio ao Zé Dirceu com meu aval. Nunca falaram comigo. Mas já que estou aqui, digo: tem o meu aval”, afirmou. “Não é possível as pessoas construírem as mentiras que querem construir e depois a gente ter de explicar para a sociedade brasileira.”


Dilma também fez reverência ao citar os ex-presidentes do PT que estavam presentes. “Cumprimento em nome de todos eles o companheiro José Dirceu”, disse a presidente.



A Presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o ex-ministro José Dirceu participaram do 4º Congresso Nacional do PT





------------------------------------------
Fotos:



------------------------------------------
____________________________________________