quinta-feira, junho 28, 2007


De onde apareceu esse suíço, e como ele foi parar no Fantástico?


Deputado denuncia conluio entre controladores presos e colega suíço

O deputado André Vargas (PT-PR), membro da CPI do Setor Aéreo, denunciou nesta quarta-feira (27) a existência de um “conluio” entre os controladores militares de vôo brasileiros e o suíço Christoph Gilgen, presidente da Federação Internacional de Controladores de Tráfego Aéreo.

Vargas recebeu em seu gabinete, de forma anônima, cópias de e-mails trocados entre os controladores brasileiros presos Wellington Rodrigues, Carlos Trifilio, Moisés Almeida e Gilgen.Nas mensagens eles discutem estratégias de ação e acertam como fazer pressão sobre as autoridades brasileiras e a inserção na mídia de ataques ao sistema de controle de vôos do Brasil.

Em entrevista a um programa de televisão no último domingo Gilgen, entre outras críticas violentas, afirmou que o espaço aéreo brasileiro não é seguro e que o programa de computador utilizado apresenta uma falha séria. Segundo o deputado, o fato é grave e pode ser classificado como um “motim” de militares brasileiros, com o apoio de pessoas de fora do país. “Um suíço ataca a imagem do Brasil, interferindo em assuntos internos do país, a partir de uma ação planejada com o objetivo deliberado de criar um ambiente de pânico e insegurança na opinião pública para ajudar colegas brasileiros. Isso é inadmissível e precisa ser apurado com rigor”, afirma.
Vargas apresentou as cópias dos e-mails à CPI a fim de que passem por uma perícia técnica e contribuam nas investigações que apuram a crise do sistema de tráfego aéreo no país.

Em determinado trecho das conversas, de acordo com as cópias apresentadas pelo deputado, um controlador português que estaria participando da estratégia ao lado do suíço, diz a um controlador brasileiro: “Tenham certeza de que tanto Chris, à maneira dele, e eu, à minha maneira, temos feito lobby onde é necessário. E tenho a certeza que está a dar os resultados que esperávamos...”.

As informações são da assessoria do deputado André Varga
http://www.pt.org.br/


///