segunda-feira, junho 12, 2006

Ultimamente, os professô-dotô do PSDB-PFL(e nem D. Dora Kramer!) não acertam uuuuuuuuuuuma, hein?!

Tô aqui, sem ter o que fazer, e me ocorre que há mais besteiras na 'lição' de ortoépia e versificação a que a ex-Dora Kramer meteu-se a dar, na coluna do dia 31/5, no ex-Estadão, aos gatos pingados gritadores de nomes do PSDB-PFL (só não se sabe ainda que nome é pros coitados gritarem. Que situação, hein?!).

Perfeita asneira, da ex-Dora Kramer, esse negócio de "a rima só sai". Não se trata de rima alguma [risos muitos]

Os versos _ _ _ mín / _ _ _ cê // _ _ _ kí / _ _ _ vê [no qual os subtraços substituem as sílabas, e eu só escrevi as sílabas tônicas [=acentuadas] a 4ª e a 8ª // e a 12ª e a 16ª (pq eu não sô besta de dá mole presses cara).

O que se tem aí, de fato, são dois versos octassílabos (o tipo de verso do qual Jorge Luiz Borges disse que é "o verso da poesia popular", e é!) de estrutura TOTALMENTE CLÁSSICA.

O povão SABE, de orelhada, há milhares de anos, que a acentuação TEM DE SER ASSIM, pq, se não for, esse tipo de verso fica de pé quebrado.

No Brasil da tucanaraia-pefelista-uspeana, os tão arrogantemente metidos a 'sabidos' e 'entendidos de língua portuguesa', feito D. Dora Kramer, os professô-dotô tucanos-pefelistas e os "conselheiros do tucanato" [risos muitos, muitos], não sabem NEM ISSO!

Lembro, aliás, que, com o nome "Geráldo" (que ninguém sabe quem seja, o coitado), o versinho continuará TOTALMENTE de pé quebrado! [risos, risos, risos]

Noooooooooooooooooooooossa! Parece que Deus em pessoa é lulista, bom democrata e lingüista, né?!
Os professô-dotô, ultimamente, não acertam UMA, UMINHA que seja, hein?! [risos muitos]

[assina] Lingüistas Brasileiros para a Democracia/ Universidade Nômade / Campanha “Nenhum Brasileiro sem Resposta-na-ponta-da-língua, pra Responder aos jornalões" / Tricoteiras Unidas / Mães do Planalto / Gaviões da Fiel) [para vários destinatários, campanhistas e outros]