segunda-feira, agosto 04, 2014

Manchetômetro: não está sendo fácil


A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) nos brinda com um excelente site para acompanhar a cobertura das eleições. Seu Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (Lemep) acaba de criar oManchetômetro(link is external).
Trata-se de um site para acompanhar como a mídia vem cobrindo as eleições de 2014. A ideia é bem simples: somar a quantidade de manchetes favoráveis e contrárias aos principais candidatos, e comparar os números graficamente.
Na mira do Manchetômetro estão os textos de Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo, e do Jornal Nacional.
O site é atualizado diariamente, e é dividido em diversas análises comparativas: os vários candidatos, o governo federal X governo de São Paulo; Dilma Rousseff X Geraldo Alckmin e várias outras,  sempre em análises comparativas brutas: os números de notícias positivas e negativas de um versus os números do outro.
Periodicamente, os coordenadores do projeto prometem publicar artigos com análises mais aprofundadas dos dados. O primeiro, já está no ar, e faz algumas considerações sobre as eleições de 2010(link is external).
Adivinha quem tem o maior número de menções negativas? Pois é. Verdade seja dita, aqui no Muda Mais a gente já vem percebendo há um bom tempo que a mídia releva o lado do PSDB e dificulta pro lado do PT. Basta lembrar de todas as tentativas de anunciar o caos econômico a cada divugação de inflação, ou quando a Folha disse que falta d'água em São Paulo ajuda a reduzir a inflação, ou no tempo dado pelo Jornal Nacional ao trensalão X mensalão, ou quando o Jornal Nacional resolveu dizer que urubu é a imprensa estrangeira, ou [insira aqui seu caso preferido de abuso da mídia].
Como diria aquela cantora dos anos 1980, não está sendo fácil... e o horizonte não se mostra menos difícil, não...
Em tempo: o Manchetômetro faz questão de deixar bem claro que não tem qualquer filiação partidária ou com grupo econômico. Eles também estão no Twitter(link is external) e no Facebook.(link is external)
Iniciativa mais que bem-vinda! \o/