sexta-feira, abril 04, 2014

O papel central da imprensa de paralisar as forças legalistas e democráticas

O pensamento vivo de Wanderley Guilherme

Enviado por  on 03/04/2014 – 12:44 pm
Esse material é obrigatório para os leitores do blog. Até porque ainda iremos discuti-lo muito por aqui. Wanderley não fala apenas da ditadura. Ele analisa também a conjuntura política presente. Na questão de 64, ele destaca o papel central da imprensa de paralisar as forças legalistas e democráticas.
Hoje, ele acha que o risco do governo é ficar aquém das próprias conquistas que desencadeou. Alertou para o hiato que tende a ser crescente entre a expectativa de novas mudanças e o tempo necessário para implementá-las. Eu acrescentaria que o espaço aberto por esse hiato será, necessariamente, o das demandas, das pressões, contrapressões, e resultados concretos positivos dependerão da existência de um pacto entre as diferentes partes para que as soluções jamais ultrapassem o marco democrático.
Wanderley sugere que a grande lição que o governo de hoje pode tirar das crises políticas que resultaram no golpe de 64 é não esquecer a necessidade de construir também uma coalização social para dar suporte às mudanças. Não basta apenas uma coalização parlamentar. Não basta uma organização partidária. Tem que formar uma nova coalização social, que possa entender o novo país que o próprio governo ajudou a produzir.
- See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/04/03/a-opiniao-de-wanderley-guilherme-sobre-a-ditadura/#sthash.Db2ICe4h.dpuf