sábado, abril 16, 2011

Povo de São Luís cansou. Protestos por toda a cidade... água, energia, esgotos, transporte coletivo, bancos, telefones... tudo funciona mal, contra o povo...


+++
2a feira, 11.04.11
Manifestantes fecham a Portugueses em protesto contra a falta d'água

POR OSWALDO VIVIANI

Centenas de manifestantes, moradores da área Itaqui-Bacanga, bloquearam, na manhã de hoje (11), os dois sentidos da Avenida dos Portugueses, na entrada para a Vila Embratel, em protesto contra a falta d’água na região.
A interdição – realizada com galhos, pneus, caixotes de madeira e com os próprios moradores postados na via – começou às 5h30 e terminou às 11h30, provocando grandes congestionamentos em vários pontos de São Luís.

Foto: G. Ferreira




Segundo lideranças dos moradores, ouvidas pela reportagem do Jornal Pequeno, a falta d’água já dura mais de seis meses, embora as contas de água continuem chegando.
Sem outra opção, os moradores têm de apelar para caminhões-pipas, o que aumenta bastante os gastos das famílias – a maior parte delas, carente.




Foto: G. Ferreira


Às 11h, uma comissão de cinco moradores foi levada por viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para conversar com a direção da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e tentar uma solução para o problema.







Outro lado – A Caema emitiu a seguinte nota após o término da reunião:
“Em reunião realizada na manhã de hoje, 11, com as lideranças da área Itaqui-Bacanga, sobre o problema da falta de água, o presidente da Caema, João Reis Moreira Lima, informou, que dentro de no máximo 10 (dez) dias, colocará o poço P-12 da Vila Embratel em operação, para amenizar a problemática da comunidade que sofre com a escassez da água.
O referido poço apresentou problemas de entupimento na tubulação, o que danificou os conjuntos motor-bomba e a própria tubulação. A Caema já tomou as providências para desentupir e recuperar o poço (limpeza e desinfecção), faltando a instalação de 17 tubos de 6 metros de ferro galvanizado e instalação de novos conjuntos motor-bomba.
A Companhia também montou novas redes de distribuição de água nessa comunidade, e assim que o poço entrar em operação vai melhorar muito a situação dos seus moradores.”
(Com informações de Jully Camilo)


MAIS FOTOS DO CAOS NA CIDADE
Adutora da CAEMA no Bacanga



Postes e fios da CEMAR





Carro pipa deixa água na cadeia do Anil


Vazamentos da CAEMA



Onde existe calçada ela é dos carros







Abandono Geral












Propaganda de placa NÃO cola mais

+++

6a feira, 15.04.11

Quebra-quebra no Terminal de Integração da Cohama nesta sexta

A confusão foi causada pela demora de uma linha que segue para a BR-135.
Imirante
Foto: Douglas Jr./ O Estado
Quebra-quebra no Terminal de Integração da Cohama nesta sexta

SÃO LUÍS - Muita confusão e quebra-quebra no Terminal de Integração da Cohama, no início da noite desta sexta-feira (15). Segundo as primeiras informações, a demora dos ônibus que operam a linha para a BR-135 foi a causa da revolta de passageiros, que teriam quebrado esses veículos. A confusão terminou por volta das 20h35.

Os passageiros estariam aguardando o coletivo desde às 17h. Por volta das 19h, a confusão começou. Segundo os passageiros, um adolescente, que estava batendo em um dos ônibus, foi apreendido pela polícia, e a população tentou intervir. A confusão só acabou quando o adolescente foi liberado.

De acordo com a recepcionista Cássia Cutrim, que passou pelo terminal da Cohama por volta das 19h, praticamente nenhum ônibus estava entrando no terminal. "O que eu estava, pelo menos, e vários outros, não entraram no terminal. As pessoas estão aguardando pelos ônibus na avenida, do lado de fora", contou Cássia. Ela ouviu de uma outra passageira que alguns passageiros teriam quebrado ônibus dentro do terminal e que teria saído tiro. A Polícia Militar chegou ao local logo depois do início da confusão.

Já o usuário de ônibus Jorge Araújo, que falou por telefone com o Imirante direto do terminal, disse que a situação estava bem crítica. "Ninguém entra, ninguém sai. Você pode ouvir [pelo viva voz do celular] a gritaria e os apitos dos guardas. Estão tentando controlar, mas a manifestação está grande", comentou.

De acordo com os usuários, vários carros de polícia e agentes de trânsito estavam no local tentando controlar a situação. Usuários dizem que alguns tiros foram ouvidos.

O Imirante tentou contato com o comandante-geral da PM, coronel Jefferson Teles para saber mais detalhes e as causas do quebra-quebra, mas depois do celular chamar por duas vezes, o número foi desligado.

O telefone celular da assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) também está desligado.

Matéria alterada às 21h52.


http://imirante.globo.com/noticias/2011/04/15/pagina271565.shtml