quinta-feira, abril 15, 2010

O atual consumo de petróleo nos Estados Unidos é de quase 21 milhões de barris por dia, enquanto a Índia, com 1,1 bilhão de pessoas, consome apenas 2,6 milhões de barris.

JAMES CAMERON, GO HOME !

José Inácio Werneck

"Bristol (EUA) – Preliminarmente, peço vênia aos leitores católicos por ter chamado Bento de Benedito. Mas o nome do Papa é Benedictus em latim, Benedetto em italiano e, em português, Bento é corruptela (êpa) de Benedito. Foi, no máximo, pecado venial.

Em segundo lugar, vejo com satisfação que ao menos uma pequena parcela da imprensa brasileira começa a despertar para um assunto que venho abordando aqui há quase quatro anos: nossa população entrou no ritmo do devagar quase parando. O atual índice de natalidade no Brasil é de 2,1 filhos por mulher em idade fértil, necessário apenas para manter a população estável. A tendência é cair abaixo do nível de reposição, o que significa que, a partir de 2030, nossa população vai começar a diminuir. O impacto econômico será grave, com uma crescente população idosa cada vez mais dependente de contribuições previdenciárias de uma população jovem cada vez menor.

O Brasil precisa, de imediato, anistiar os imigrantes ilegais, pois eles são importantes por sua contribuição demográfica. Precisa também incentivar a imigração legal, sobretudo de profissionais qualificados, nas mais diversas áreas, para ajudar nosso desenvolvimento tecnológico, que é muito precário.

O governo, porém, não parece preocupado.

Entrementes, James Cameron, multimilionário realizador de Titanic e Avatar, resolveu sair de seus cuidados para protestar contra a hidrelétrica de Belo Monte.

Quem tiver o mínimo de curiosidade para pesquisar na internet verá que a pobreza de países subdesenvolvidos (sim, amigos, o Brasil é subdesenvolvido) só poderá ser erradicada com maciças injeções de energia.

De todas as fontes viáveis de energia (falo das viáveis, pois a energia eólica e a solar ainda não atingiram um nível prático), a hidrelétrica é a melhor, por sua contribuição modesta para o aquecimento global.

Na mesma semana em que Cameron desfilava em povoados remotos da Amazônia (e espantava-se porque alguns selvícolas não sabiam que estavam diante de um personagem tão importante), a mina de carvão da Massey Energy, nos Estados Unidos, explodia e matava 29 trabalhadores. O carvão é o maior responsável pelo aquecimento global, mas é utilizado em larga escala nos Estados Unidos. O segundo maior responsável é o petróleo.

A população americana é de 307 milhões de pessoas e, ao contrário da brasileira, continua a crescer. Deverá chegar a 400 milhões antes da metade do século. O atual consumo de petróleo nos Estados Unidos é de quase 21 milhões de barris por dia, enquanto a Índia, com 1,1 bilhão de pessoas, consome apenas 2,6 milhões de barris.

O consumo brasileiro corresponde a apenas 2,1 milhões de barris diários.

Já a energia hidráulica no Brasil vem apresentando queda. James Cameron, go home!"

FONTE: escrito pelo jornalista e escritor José Inácio Werneck e postado no site "Direto da Redação".