segunda-feira, outubro 19, 2009

O que a imprensa não fala/escreve sobre mudanças climáticas

No Brasil, e nos demais países emergentes e desenvolvidos, é sabido que o modal rodoviário é um grande ou gigantesco emissor de CO2. E, neste modal, o automóvel é o maior vilão disparado.

Diariamente, milhões de automóveis despejam quantidades absurdas de CO2 na atmosfera terrestre, contribuindo para o efeito-estufa e, pior, para a deterioração da saúde das pessoas.

Entretanto, a imprensa é totalmente omissa quanto a isso. O que é uma enorme besteira, daí meu comentário a respeito!

O motivo da omissão é estritamente político-partidário e eleitoral, por óbvio.

A responsabilidade por ações que preservem a Amazônia é do Lula, da Dilma e do PT.

A responsabilidade por ações que reduzam drasticamente a emissão de CO2, por automóveis, é do Serra e do Kassab, entre outros. Nessa lista, tem muito PSDB e DEM e pouco PMDB e PT.

Assim, se as Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) quisessem contribuir para a formação de opinião, como estão nos fazendo crer (veja a linha atual da Míriam Leitão), teriam que apontar, diariamente, a calamidade que é o trânsito da Grande São Paulo para o efeito-estufa.

Teriam que cobrar, diariamente, medidas eficazes (como fazem com o Lula em relação à Amazônia) para promover uma redução significativa dessa poluição.

O Globo.com teria que construir um site de controle diário da poluição na Grande São Paulo, nos moldes do que fez para a Amazônia.

A Míriam Leitão, e outros militantes serristas das Organizações Serra, bem como a Senadora Marina Silva, teriam que escrever, diariamente, posts e colunas, bem como apresentar no Bom dia Brasil e na CBN textos dramatizando o problema (como fazem com a Amazônia) e cobrando do Kassab e do Serra medidas eficazes "para ontem".

Como ela gosta de citar o que fazem os países desenvolvidos, poderia utilizar os exemplos de Londres, Estocolmo, Zurique e Paris, entre outros, que utilizaram um conjunto de medidas drásticas para retirar automóveis de circulação. E conseguiram!

Coisa que nem Kassab, nem Serra aceitarão fazer de forma alguma, especialmente em momento pré-eleitoral. Hoje, não há nenhuma medida de peso sendo implementada naquele Estado pelos governos Estadual e Municipais.

Enquanto isso, a Grande São Paulo continuará emitindo CO2 de fazer inveja à Amazônia...

...

Postado por Augusto da Fonseca no FBI - Festival de Besteiras na Imprensa

///