terça-feira, março 27, 2007


[Vila Vudu-Cumunidade]


"UAU! Está acontecendo ALGUMA COISA na p. 2 da FSP. Deve ser involuntário... mas que tá engraçado, tá!"


Seguinte. Alguma coisa IMPORTANTE está acontecendo no Brasil, e não se pode saber ainda o que seja.
Mas que está acontecendo alguma coisa, tá. E é IMPORTANTE -- e fica autorizada alguma tênue e muito cautelosa esperança. Vejam só:
(1) Hoje, a FSP publica, na capa, que "Serra tem 39% de aprovação". Bom. Melhor, só se a FSP escrevesse "Serra tem 61% de rejeição". Mas seria querer demais querer que a FSP publicasse, na mesma linha, as palavras "Serra' e "rejeição".

O Prof. Alqueres (secretário de DES-COMUNICAÇÃO de Serra! Nem jornalista é! E é pago cô meu RICO DINHEIRINHO... só pra DES-COMUNICAR!) teria um chilique... e a FSP provavelmente sucumbiria por excesso de jornalismo. Sim, sim, há gente que morre de excesso de oxigênio e, até, de excesso de alegria. Basta o Prof. Alqueres não gostar... e o cara não estar habituado... e até algum jornalismo melhorzinho já pode provocar passaralhos.

Então a coisa ficou assim: (só) 39% de aprovação para Serra-erra-erra em manchete. Bom... É, sim, um fe-nô-me-no digno de manchete ("a criança mordeu o cachorro!") que ainda haja 39% de paulistas que, pelo menos, SABEM que há um Serra-erra-erra no governo de São Paulo, dado que Serra-erra-erra continua TOTALMENTE escondido na/pela FSP, no/pelo Estadão e coisa-e-tal, na tal operação de DES-Comunicação, da secretaria de DES-Comunicação do governo Serra-erra-erra by Prof. Alqueres.

De qualquer modo, deve-se notar que. na frase-manchete de propaganda alquerificada da FSP, hoje, a manchete, de fato, ficou com cara de:

"Mêo! É INACREDITÁVEL! O impossível aconteceu! Há 39% (tudo isso?!) de perfeitos doidos que aprovam a gestão (e provavelmente tb a cratera e seus 7 cadáveres & contratos 'turn key' e tuuuuuuuuuuuuuudo!) de Serra-erra-erra! Quem diria, hein?!".

Esse efeito discursivo não previsto (nem controlado com eficácia), sim, aconteceu e está hoje, em manchete na FSP. Deus não vota, mas fiscaliza a democracia, né-não?! Viva o Brasil! Xô Serra-erra-erra!
(2) Não bastasse o que acima se lê, hoje na página 2 da FSP lê-se também o seguinte IMPRESSIONANTE parágrafo de um surpreendente jornalismo que, pelo menos, não é tããããão o mesmo 'jornalismo' de ativa DES-DEMOCRATIZAÇÃO do leitor-eleitor-consumidor que é meio de vida dessa horrenda pág. 2 da FSP.
"Parece claro, para dar logo nome aos bois, que a Rede Globo capitaneia, pelo menos desde a morte de João Hélio, uma campanha por "justiça já" que só tende a reforçar, ainda que involuntariamente, o caldo de cultura a favor do aprofundamento das injustiças do país.Há no ar (e na TV) um clima de "justiça justiceira", uma mistura de clamor punitivo com alarmismo social cultivado pela mídia. Serve como exemplo o reality show macabro protagonizado diariamente em horário nobre pelos pais do menino brutalmente assassinado. O "JN" os transformou em celebridades. A hiperexposição perversa do casal faz com que a dor inominável daquela família seja triturada num liqüidificador emocional até o ponto de servir de alimento ao desejo coletivo de vingança e morte." (FERNANDO DE BARROS E SILVA, "Show de violências", 26/3/2007, Folha de S.Paulo, p. 2 e na internet em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2603200703.htm)
Sim, sim, eu li que aí está escrito que o ENLOUQUECIMENTO do leitor-eleitor-consumidor de jornalismo, obrado no Brasil pela Rede Globo e sem parar um dia desde 1964, seria "involuntário". Bom. Calma.

Pensemos juntos. Seria esperar demais esperar que, de repente, o Sr. Fernando de Barros e Silva, como que atingido por um raio de fulminante lucidez jornalística democrática, de repente, conseguisse ver, além do enlouquecimento dos brasileiros, também o que, nesse enlouquecimento é projeto, programa, caso pensado, puro golpismo e ATIVÍSSIMO. Isso ele ainda não viu.

Para o Sr. Fernando de Barros e Silva, importante editor de importante jornal brasileiro, quer dizer, para ele... o JN operaria "involuntariamente", como, provavelmente, também operariam "involuntariamente" o Jarbas Passarinho, a Sandra Cavalcanti, o Gaudêncio Torquato, o Nêumane Pinto, toooooooooooooooooooooooooodos os ex-ministros e ex-embaixadores de tooooooooooooooooooooodos os governos da tucanaria, e, tb, o Prof. Boli e, até, FHC, Miriam Leitão, D. Danuza & tudo. Tudo gente fina... fascistas e golpistas, pode-se dizer, "involuntários".

A verdade é que ninguém muda, assim, completamente, do dia pra noite, da total cegueira (voluntária e por projeto) de todos os dias, nessa p. 2 da FSP, à total lucidez (voluntária e por projeto) de algum competente jornalismo democrático.

Mas já é alguma coisa que, hoje, o Sr. Fernando de Barros e Silva, pelo menos, tenha escrito, pelo menos, que EXISTE uma Rede Globo no Brasil e que ela (embora "involuntáriamente") tem parte ativa no enlouquecimento e na DES-DEMOCRATIZAÇÃO do cidadão brasileiro eleitor-consumidor de jornalismo.

Pronto. "Hoy comamos y bebamos, que mañana aynaremos"... e voltará, àquela p. 2 da FSP, o TOTAL des-jornalismo alquerificado de todos os dias.

Mas que foi UÓTIMO ler, hoje, algum espinaframento do horrendo DES-JORNALISMO da Rede Globo (embora dito "involuntário", eu sei...) lá isso foi!

A história anda devagar, mas sempre anda. A luta continua!
PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA, JÁ! LULA É MUITOS!

PS - Sobre televisão e democracia, é TOTALMENTE IMPERDÍVEL o filme "A leste de Bucarest". É a Rede Globo, ali, pode-se dizer, nua e crua, com "intelectuais de televisão" e tudo... só que é em Bucarest.
________________________________________________