quinta-feira, janeiro 04, 2007


Do Blog do Dirceu, comentando uma coisa IMPORTANTÍSSIMA:

"Por fim, [o presidente Lula, no discurso do Parlatório] chamou a atenção, na posse, para a escandalosa ausência da oposição – uma coisa atrasada, de gente que não sabe perder, puro despeito e, mais do que isso, falta de educação política, de civilidade. Ou pior do que isso, um recado de que continuarão na política de desestabilizar o governo, um mau sinal, um mau começo.

>>>

Direção do PT tem muitas tarefas a desempenhar

Ricardo Berzoini reassumiu a presidência do PT, nada mais natural e justo. Como ele mesmo havia antecipado, caso o inquérito da Polícia Federal o inocentasse, reassumiria a presidência do partido.

Berzoini foi eleito diretamente para um mandato de três anos, até setembro de 2008, e só pode deixar o cargo em caso de renúncia, morte ou expulsão do PT. Logo, não há nenhuma razão para ele continuar licenciado.

A questão de se antecipar ou não as eleições internas do PT, marcadas para 2008, nada tem a ver com a licença de Berzoini. É uma decisão soberana do Congresso do PT, que se reunirá em junho deste ano.

É inacreditável a capacidade de setores do PT de fazer luta interna – vale tudo, qualquer argumento, desde que favoreça sua corrente e sua representação no Diretório Nacional. No fundo, fazem coro a certa mídia e se aproveitam do espaço generoso cedido por ela para suas críticas. Quem perde é o próprio PT.

O desafio da atual direção é preparar o Congresso do PT e dar apoio ao início do segundo mandato do presidente Lula – o que já é muito –, fora as tarefas internas do partido, que necessita de uma ampla reorganização. Além disso, não pode esquecer que a oposição já demarcou e pautou seu comportamento ao se ausentar da posse do presidente, inclusive no Congresso Nacional.

A direção do PT terá que combinar as questões internas com a defesa do governo e do programa anunciado por Lula, impulsionar as reformas política e tributária e ainda levar a bom termo a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Como vemos, muitas tarefas.

Salta à vista, portanto, o despropósito de não se aceitar o retorno de Berzoini à presidência do PT.

(Há mais, em http://z001.ig.com.br/ig/45/51/932723/blig/blogdodirceu/)