BLOG DO WR http://walter.rodrigues.zip.net/
O PT do Maranhão decidiu há pouco, em encontro regional, apoiar a candidatura do ex-deputado Edson Vidigal (PSB) ao Governo do Estado. A candidata a vice da coligação, que deverá incluir também o PCdoB e o PL, é a deputada federal Terezinha Fernandes (PT).
Foi uma decisão de ampla maioria, coisa rara no PT maranhense. Os supostos 'jackistas', até à véspera favoráveis a uma aliança com Jackson Lago (PDT), na última hora desistiram dessa proposta. Com isso a tese pró-Vidigal teve recebeu 170 votos, contra 53 da proposta de candidatura própria, apresentada pelo advogado Bira do Pindaré, ex-delegado regional do Trabalho. Houve duas abstenções.
Três fatores parecem ter influído no quase consenso:
1) A indicação de que Jackson prefere coligar seu PDT ao PSDB-MA que ao PT, sendo as duas hipóteses mutuamente excludentes. Pela regra da verticalização, já que PSDB e PT tem candidatos diferentes à Presidência, não podem ter o mesmo candidato a governador no Maranhão;
2) Os violenntos ataques do PDT nacional ao PT, em programa de rádio e TV exibido quinta-feira à noite, na véspera do encontro regional petista iniciado na sexta-feira. Jackson é o vice-presidente nacional do PDT.
3) Os claros indícios de que Lula e a direção nacional petista favorecem uma aliança com o PSB de Zé Reinaldo e Vidigal, o que lhe assegura um segundo palanque no Maranhão, já que Roseana Sarney - pelo menos até agora - mostra-se inclinada a também apoiar o candidato do PT.
Escrito por WALTER RODRIGUES às 15h21