O JORNAL DE HOJE, no Brasil-2006. OK, OK, mas... cadê o jor-na-lis-mo e os jor-na-lis-tas?!
De um lado, aí estão as páginas tucano-pefelistas oficiais (e mantidas não se sabe com que granas, mas, afinal, tanto quanto já se sabe, perfeitamente legais)
Ø De “Primeira Leitura”, página oficial dos FHC-Serra-Cassab-Alckmin-Lembo- -Sergio Motta uspeanos + ‘Consultoria Tendências’ (em http://www.primeiraleitura.com.br/auto/index.php, do noticiário), 11/4/2006:
“O presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), se encontra hoje com Alckmin e com o especialista em pesquisas Antonio Lavareda, para avaliar o cenário eleitoral. (...) Embora admita o baque, Bornhausen disse que é cedo para conclusões: 'Não dá para esconder o Sol com a peneira, e a pesquisa foi ruim. Mas esta é uma eleição plebiscitária e o Serra tinha assumido a posição de anti-Lula, até pelo embate de 2002. Quando a população identificar no Alckmin o anti-Lula, ele vai crescer'."
Ø De “Primeira Leitura”, página oficial dos FHC-Serra-Cassab-Alckmin-Lembo- -Sergio Motta uspeanos + ‘Consultoria Tendências’, em “Delinqüência” (Reinaldo Azevedo, em http://www.primeiraleitura.com.br/auto/index.php, 11/4/2006)
“Parte do jornalismo faz o jogo dos delinqüentes e atribui a Serra maquinações para desestabilizar Alckmin. Trata-se de uma tramóia a serviço do petismo, que pretende ver o PSDB sangrar numa luta fratricida.”
De outro lado, aí estão as páginas político-partidárias do campo democrático (PT e PCdoB), nas quais se encontram as melhores análises propriamente políticas da realidade pré-eleitoral (e mantidas com grana dos filiados dos partidos do campo democrático)
Ø Do “Portal Vermelho”, do PCdoB, na luta democrática pela reeleição do presidente Lula (em http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=486)
“A pesquisa mostra um dado surpreendente, que dá conta de o quanto estão erradas todas as estratégias de marketing político do Prof. Dr. Antonio Lavareda [marketeiro oficial de FHC-Bornhausen, Serra-Cassab e Alckmin-Lembo]: a maior perda de Alckmin ocorreu no interior paulista, onde o tucano caiu de 50% para 41%, enquanto o petista subiu de 27% para 36%.”
E, além dessas páginas e jornais legitimamente partidarizados, há ainda alguns ditos ‘jornalões’, da dita ‘grande mídia’ (e pagas com o suado dinheirinho dos anunciantes, dos acionistas e dos assinantes, quer dizer, com o NOSSO SUADO DINHEIRINHO):
FOLHA DE S.PAULO, SP, 11/4/2006. “De ponta-cabeça”.
Ø Clóvis Rossi (crossi@uol.com.br), em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1104200604.htm
“E é também o habeas corpus para que cada um vote no seu corrupto sem rubor”.
Ø Eliane Cantanhede (elianec@uol.com.br ), em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1104200605.htm
“Thomaz Bastos está descobrindo que participar de reuniões anticonstitucionais faz mal à saúde.”
JORNAL DO BRASIL, RJ. 11/4/2006. “A ira dos companheiros pecadores”.
Ø Augusto Nunes (augusto@jb.com.br), em http://jbonline.terra.com.br/
“O bloco petista foi ampliado pelas bancadas dos patifes, dos espertalhões, dos cretinos”.
O ESTADO DE S.PAULO, SP, 11/4/2006, em “O advogado do presidente”.
Ø Editorial (em http://txt.estado.com.br/editorias/2006/04/11/edi88322.xml)
“A Bastos também se credita - com perdão da palavra - ter sido o mentor da estratégia de metamorfosear o mensalão em caixa 2.”
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O resumo dessa ópera está aí, no nosso nariz.
Só não vê quem não queira: os próprios ‘jornalistas’ e colunistas de colunagem&michê, dos 'jornalões', pagos para engambelar o leitor-eleitor, claro, nada vêem e rezam pra que ninguém mais veja; e tampouco vê alguma coisa, no geral, quem precise viver enganado, sabe-se lá por quê.
A verdade mais simples, hoje, no Brasil da PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA E ILEGAL na dita 'mídia' de jornalão, é que NENHUM leitor-eleitor, no Brasil 2006, precisa PAGAR para ler os jornalões da ainda dita ‘grande mídia’ brasileira.
Os jornalões da dita ‘grande mídia’, hoje, são sempre MUITO MENOS informativos, são sempre mais superficiais, estão completamente partidarizados (são, hoje, deslavadamente tucano-pefelistas), não oferecem informação confiável e, hoje, já estão reduzidos a colunagem de palpitaria de autolouvação ou de total surto. Exemplo disso, hoje, é a coluna de Augusto Nunes, no JB, como poderia ser exemplo qualquer outra coluna desse ex-jornalista.
Que leitor-eleitor, diabos, precisaria pagar para ler, no jornal, opiniõezinhas e xchiliques de algum Augusto de Taquaritinga?!
EM RESUMO:
Na dita ‘grande mídia’, no Brasil pré-eleitoral, em 2006 (mas... em ABRIL?!), apresente-se o colunista como ‘jornalista’, ou apresente-se como ‘professô-dotô’ tucano uspeano, ou unicampineiro ou da FGV ou do Ibmec; e seja a Lúcia Hippólito (argh!) ou seja o Gordo Jô ou seja o ‘sociólogo’ X, o ‘cientista político’ Y, ou seja lá que diabo de professô-dotô que nos apareça como ‘sumidade’... e mesmo que não seja mais que o ex-sociólogo FHC... esses caras só escrevem palpitaria, idéias feitas, bobagens que eles inventam lá, cada um com seus botões de partido, cafungando, todos, só, e sempre, nos respectivos umbigos.
Alguém estranha que os ‘jornalões’, no Brasil, estejam vivendo seus últimos dias, perdendo leitores, perdendo anunciantes?!
Jamais se viu, no planeta, um movimento tão concertado de suicídio de todos os jornais e de todos os jornalismos. OK, OK.
Dado que dificilmente o ‘jornalismo’ e os ‘jornalistas’ brasileiros conseguirão ficar piores do que já são em 2006, mais chatos, mais antidemocráticos e mais anticivilizacionais do que são hoje... aí talvez esteja um primeiro caso que a história do jornalismo universal registrará, de suicídio da ‘grande mídia’, para saneamento da opinião pública e democratização do leitor-eleitor, no Brasil.
Caia Fittipaldi