sexta-feira, dezembro 16, 2011

Esconder o Tukanoduto vai custar caro...


publicado em 15/12/2011

"Em 1998 estávamos no auge das privatizações no Brasil, com o risco iminente de que a Petrobrás, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal também tivessem este destino. Eu era o coordenador editorial da Editora Fundação Perseu Abramo – ligada ao PT – e nas conversas no conselho editorial e no conselho curador da Fundação havia a convicção de que era importante produzir um livro sobre as privatizações, para denunciar o que estava acontecendo e, ao mesmo tempo, servir como uma fonte de informações para o debate sobre o tema, pois não havia uma sistematização dessas informações para o grande público.
(...)
O livro era impactante. São menos de cem laudas de texto, mas é um material riquíssimo em informações e em análises que mostravam o alcance e a gravidade do que estava acontecendo no país, com a entrega de mão beijada de um patrimônio construído pela sociedade brasileira durante décadas. O grande mérito do livro – além da liguagem clara e direta – talvez tenha sido o fato de ter sintetizado e reunido as informações que nos permitiram ter uma visão geral do desmonte a que o Estado brasileiro estava sendo submetido, nas comunicações, no setor bancário, no petróleo, na mineração etc.
(...)
E de fato o livro teve um papel político importante, pois serviu de instrumento de denúncia e de mobilização contra as privatizações. Tornou-se uma espécie de cartilha da luta contra as privatizações do governo FHC. Até hoje é usado para estudar esse processo. "
Em agosto de 2010, o editor e historiador Flamarion Maués escreveu artigo no qual recordava o processo de publicação de "O Brasil Privatizado", de Aloysio Biondi.
No texto, publicado por ocasião dos 10 anos do falecimento de Biondi, Flamarion, que havia sido o editor do livro, mostra como as análises jornalísticas publicadas por Aloysio Biondi na imprensa deram vida à obra que, com texto sucinto e farta documentação, tornou-se um fenômeno, com mais de 140 mil exemplares vendidos no ano de seu lançamento.
No momento em que os eventos em torno da privatização tocada pelo governo FHC volta à pauta do dia, a FPA resgata em seu acervo os volumes 1 e 2 de "O Brasil Privatizado". Publicados pela Editora Fundação Perseu Abramo e oferecidos para download gratuito na Biblioteca Virtual da FPA, as obras, essenciais para entender como se construiu o mito das privatizações nos anos 90 e suas consequências para o povo brasileiro, seguem atuais.
Baixe o "O Brasil Privatizado" 1 e 2 nos links abaixo:
Saiba mais: