sexta-feira, outubro 28, 2011


Os traíras


Do Conversa Afiada

O Conversa Afiada reproduz texto do blog Os Amigos do Presidente Lula:

Wikileaks mostra Fernando Rodrigues como informante dos EUA

Nos documentos vazados pelo Wikileaks, o jornalista Fernando Rodrigues, colunista da Folha de S. Paulo, também aparece como informante, em encontro na embaixada dos EUA.

Numa conversa de 2006, Rodrigues teve um encontro com representantes da embaixada americana, e disse entre as quatro paredes que o TCU (Tribunal de Contas da União) era aparelhado politicamente pelos demo-tucanos, e tinha relatórios feitos para usar como batalha partidária da oposição contra o governo.

Disse que o tribunal faz análises não confiáveis e seus noves ministros são geralmente ex-senadores ou ex-deputados escolhidos por seus colegas para atuarem partidariamente. Rodrigues citou nominalmente o ministro Aroldo Cedraz, a quem classificou como “carlista” – ligado ao finado Antonio Carlos Magalhães.

De acordo com os documentos, Rodrigues também fazia análises políticas para a embaixada americana e avaliou o cenário da Câmara em 2006, que teve como oponentes Arlindo Chinaglia, do PT, e Aldo Rebelo, do PCdoB. Rodrigues disse que, se Aldo perdesse, ganharia como prêmio de consolação o Ministério da Defesa (o que não ocorreu). (Com informações do Portal 247)


COMENTÁRIO E & P
Parece que boa parte da imprensa brasileira está dominada em prol do interesse dos Estados Unidos. Sempre que há uma disputa os jornalistas brasileiros agem como se fossem estadunidenses, mesmo contra os interesses do Brasil. A maior parte dos jornais agem de acordo com a pauta do Departamento de Estado dos EUA. Demonizam qualquer governante do mundo que se contrapõe aos interesses dos Estados Unidos. Assim Chavez, mesmo tendo passado por várias eleições democráticas é tratado como ditador. Isso porque ele se nega que o petróleo venezuelano fique nas mãos dos estadunidenses. Os Estados Unidos falam em nome da democracia mais eles pouco se importam com ela. Se o governante for um fantoche a serviço deles, não é importunado pela imprensa. Foi assim no Egito, no Bahrein, na Arábia Saudita, na América Latina quando das ditaduras impostas por Washington e o mais novo membro é a Líbia. Os governantes fantoches junto com as sub-elites desses países escravizam seus povos, não investem em educação, saúde, desenvolvimento, fazem privatizações danosas e são subvernintes. O governo de Fernando Henrique Cardoso, no período 1995-2002 é o tipo mais exemplar desse tipo de governo. A imprensa brasileira é parte disso tudo. O Wiki Leaks vem apenas confirmar.